Home Últimas Notícias Motivados pela fé, romeiros lotam a GO-060 para pagar promessas

Os fiéis já lotam a GO-060, conhecida como a Rodovia dos Romeiros, seguindo em direção a Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, para participar da Festa do Divino Pai Eterno. É o caso do motociclista Wagner Divino dos Santos, que mesmo usando muletas, partiu de Goiânia para os 18 km do trajeto a pé para pagar uma promessa. “Foi por causa de um acidente que eu tive. Então, se Deus quiser, com a fé que eu tenho, tudo vai dar certo”, disse.

A devoção pelo Divino Pai Eterno também motiva as irmãs Maria Helena e Maria Piedade Silva, que já fazem o trajeto a pé até Trindade há 30 anos. “É por causa da fé e a gente consegue tudo o que a gente pede”, disse Piedade.

No sábado (27/06), o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, percorreu a Via Sacra que fica ao longo da rodovia. Mesmo após ficar doente, ele fez questão de participar da caminhada ao lado dos romeiros. “Desta vez eu vou apenas por alguns trechos até chegar ao Santuário [Basílica do Divino Pai Eterno], pois tive um problema na perna”, conta.

A festa começou na sexta-feira (26/06) e a expectativa é que 2,5 milhões de pessoas passem pela cidade até o próximo dia 5 de julho. A programação conta com 115 missas, 45 novenas, 11 procissões, 30 orações do terço, alvoradas, vigílias, batizados e confissões.

O evento acontece há 175 anos e é considerado o maior do mundo dedicado ao Divino Pai Eterno. O tema da Festa deste ano é “Consagrados ao Pai Eterno” baseada na carta apostólica do Papa Francisco, que relembra aos fiéis de que todos têm uma missão e que devem buscar a renovação da fé.

Para reforçar a segurança foram convocados 4,5 mil policiais militares. Também estão disponíveis 500 banheiros para o público. Além das programações religiosas, também estão previstos cinco shows musicais. Também está aberto o Centro de Apoio ao Romeiro da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Fiéis
Segundo o padre Wellington Silva, o número de fiéis vem crescendo a cada ano. “Observamos um crescimento de 20% no número de fiéis que vêm a Trindade. Então, por ano, são cerca de 5 milhões. Estamos vendo que, por semana, mais de 5 mil pessoas vem pela primeira vez em romaria ao Divino Pai Eterno”, explica.

Os devotos vão por diversos motivos: pagar promessas, agradecer ou apenas pela devoção. A artesã Josefa Alves Brito veio de Araguaína (TO) viajou por 16 horas de ônibus para chegar à capital da fé. “Vir no Divino Pai Eterno é tudo pra mim”, afirmou.

Deixe um comentário