Ad
Home Destaques Começa hoje a Festa do Tomate, no Parque de Exposição de Goianápolis

Nesta terça-feira, dia 21, começa a Festa do Tomate, no Parque de Exposição de Goianápolis. O evento conta com shows artísticos, escolha da Rainha do Tomate e ainda terá o 2º Encontro Produção Segura de Hortifrúti de Goiás para discutir o uso correto do agrotóxico. O evento é promovido pela Prefeitura de Goianápolis com o apoio do Governo de Goiás, da Ceasa-GO e da Emater.

Na abertura da festa, no dia 21, o show será da dupla Humberto e Ronaldo. No dia 22, um relatório com os resultados do controle dos resíduos de agrotóxicos nos hortifrútis em Goiás será apresentado durante a abertura do 2º Encontro, pela presidente do Comitê Gestor de Agrotóxicos, promotora Alessandra Melo da Silva.

Durante o seminário serão debatidos outros temas como Dados do Programa de Acompanhamento de Resíduos de Agrotóxicos (Parinha); Manejo Integrado de Pragas em tomate de mesa; Fiscalização de agrotóxicos; Uso de agrotóxicos nas bacias de abastecimento e as consequências e controle de qualidade do produto. O primeiro Encontro Produção Segura foi realizado na Pedra 1 da Ceasa-GO, no último mês de abril com a participação de 177 produtores rurais.

Rainha do Tomate
Também no dia 22 será disputado O título de Rainha do Tomate. Seis candidatas do município de Goianápolis, pré-selecionadas no mês de maio estão participando: Kellen Cristina, Aline Karla, Lorena Vieira, Sueny Nicaely, Natállya Nattânnia e Francielle Gonçalves.
No dia 23 tem apresentação de Gabriel Gava; dia 24 de Léo Magalhães; dia 25 da dupla Israel e Rodolfo e no encerramento da festa, o show será por conta de Zé Felipe, filho do cantor Leonardo.

Economia
A Festa do Tomate é uma tradição na cidade de Goianápolis. O tomate salada já foi considerado o esteio da economia do município. Até a última década a produção anual era superior a 20 mil toneladas do produto. No ano passado, só na Ceasa de Goiás, foram comercializadas 11 mil 698 toneladas de tomate produzidas em Goianápolis.

(Com Goiás Agora)

Deixe um comentário