Home Editoriais Política “Vamos fazer concurso para Guarda Municipal neste ano”

Assessor especial Glayson Reis mostra otimismo em relação a implantação de uma das principais promessas do prefeito Roberto Naves, a guarda municipal.

FERNANDA MORAIS

O delegado de Polícia Civil Glayson Reis assumiu a Assessoria Especial de Segurança Pública da Prefeitura de Anápolis com uma grande responsabilidade: tirar do papel e tornar realidade a guarda municipal, uma das principais propostas da campanha que levou Roberto Naves (PTB) ao comando da cidade. Glayson Reis afirmou, inclusive, que o prefeito pediu que o concurso para contratação do efetivo para a guarda municipal seja realizado ainda em 2017. Para reforçar que a ideia, de fato, será colocada em prática em Anápolis, o delegado garantiu que já tem estudos avançados para o setor, que serão apresentados em breve para o prefeito Roberto Naves. Saiba mais sobre o assunto na entrevista com o assessor especial.

Tem previsão para implantação da Guarda Municipal em Anápolis?
O prefeito Roberto Naves determinou que o projeto da Guarda Municipal saia logo do papel. Inclusive tem o propósito de fazer, ainda esse ano, um concurso para contratação do efetivo que atuará na Guarda Municipal. Estamos bastante adiantados sobre estudos para essa área e devo apresentar o projeto sobre implantação em breve. Tenho absoluta convicção que esse ano acontecerá esse concurso.

Como funcionará a Guarda Municipal?
Assim como funciona nas grandes cidades brasileiras onde o projeto é realidade. A Guarda Municipal tem uma função extremamente importante, a vigilância de prédios e locais públicos, liberando assim a Polícia Militar para a sua atividade fim que é a prevenção de crimes. Além do que, também, a Guarda Municipal tem a função extremamente importante no que diz respeito ao bem estar do cidadão. Ela tem que ter essa função social, que dá ao cidadão a sensação de segurança.

Será um acréscimo importante para o setor da segurança no município?
Sim, um acréscimo grande. A Constituição Federal prevê a existência da Guarda Municipal nos municípios. Essa Guarda estará dentro do Plano Municipal de Segurança Pública que já está sendo implantado na cidade. Quero também dizer que junto à Guarda Municipal estamos tornando realidade a Defesa Civil.

O que mais preocupa as forças de segurança no município?
A violência em si. Não podemos dizer que existe uma causa apenas para a violência. Por causa das drogas, por exemplo. Não. Isso seria muito simplista. O crime é multicausal. Existem vários fatores que contribuem para que o crime aconteça. E grande parte desses fatores, eu diria a grande maioria, são fatores sociais. Então qualquer plano de combate a violência tem que partir fundamentalmente do problema social. O prefeito Roberto Naves está preocupado com a questão e muito consciente da necessidade de propor avanços para o setor da segurança. O nosso plano visa, primeiro, dar ao município, ou pelo menos fazer com que o município assuma a sua condição de ente federativo responsável pela segurança. Nós vamos fazer uma segurança preventiva e também vamos fazer, junto as forças policiais já existentes, a segurança repressiva.

Então a droga seria apenas um fator a mais no aumento da criminalidade, um complicador no setor da segurança pública?
Sim. O grande problema, e o que temos que nos preocupar, é que a droga é um fator sim, mas buscar entender o porquê que as pessoas estão cada vez mais envolvidas com drogas. Tão importante quanto combater o uso da droga é buscar meios para que as pessoas não se envolvam com as drogas. Isso é possível. Temos estudos que mostram que em várias outras cidades, não só do Brasil, mas no mundo, essa prevenção é muito mais eficaz que o trabalho repressivo.

Existe aceno do governo estadual no sentido de ser parceiro da implantação da Guarda em Anápolis?
Estamos firmando parceria com o Estado. O governador Marconi Perillo, através da Secretaria de Segurança Pública, disponibilizou os recursos possíveis, a nível estadual, para que a gente faça essa parceria. O Observatório de Segurança Municipal vai trabalhar diretamente com o Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública de Goiás. Na verdade, o que vamos fazer em Anápolis é congregar as forças de segurança junto à comunidade, para que a gente faça um grande movimento em prol da diminuição da violência devolvendo assim ao cidadão a sensação de segurança.

O prefeito tem voltado os olhos para o GGIM ao longo desse quase primeiro mês de administração? A implantação da Guarda Municipal, inclusive, era um de seus planos de governo.
Assim que o prefeito nos incumbiu da responsabilidade da implantação desse Observatório de Segurança, ele nos deu total liberdade de trabalhar no sentido de melhorar o setor em Anápolis. Isso inclui a implantação da Guarda Municipal. Temos algumas ações já em vigor, como a ampliação do Banco de Horas da Polícia Militar e a Polícia Civil. Nós ampliamos o convênio feito com a Associação dos Deficientes de Anápolis, a ADA. Integrantes da ADA fazem o videomonitoramento para o GGIM. Temos a ampliação, nesse primeiro momento de gestão, do videomonitoramento de 70 para 90 câmeras instaladas na cidade. Estamos fazendo uma readequação nos locais onde esses equipamentos estão disponibilizados. A Divisão de Posturas hoje também faz parte desse Observatório. O prefeito determinou que a Posturas vai ser aumentada melhorando a capacidade de fiscalização dos nossos agentes.

21 Respostas a este post
  1. Prefeito Roberto…
    Espero logo ver este concurso da GCM….aproveitando do ensejo parabenizar pelo trabalho que vem fazendo……coisa que os prefeitos anteriores não deram conta….Deus te abençoe na sua jornada como prefeito!!!

    • Amiga,a maioria dos municípios goianos estão criando e regulamentando suas guardas municipais,só que em vez de realizar concurso público,estão reaproveitando seus servidores efetivos que já ocupam cargos de vigia ou guarda patrimonial,servidores já antigos outros nem tanto.Recebem um curso de 90 dias e são enquadrados no cargo de guarda municipal.Esse processo de transição de cargos tem prazo pré estabelecido segundo a lei de cada cidade ao final desse processo será aberto concurso ao público.

    • Amigo,a Lei 13.022/2014 mais conhecida como estatuto das guardas municipais exige o ensino médio completo para ingresso na guarda municipal.

  2. Pra quem tem so.o ensino fundamental pode esta participando do concurso da guarda municipal em Anápolis ou não

  3. Gostaria d saber se haverá concurso pra guarda municipal pra Anápolis esse ano mesmo é a previsão do edital é pra quando?

Deixe um comentário