Home Destaques Uso de máscara deixa de ser obrigatório em Anápolis

Uso de máscara não é mais obrigatório em Anápolis desde sábado

Publicado: 14.03.2022

Em edição extra publicado no sábado, 12, o Diário Oficial do Município de Anápolis trouxe decreto que tira a obrigatoriedade do uso de máscara pelo cidadão e revoga medidas de controle tomadas desde o início da pandemia com o objetivo de conter o avanço da Covid-19.

A decisão do executivo municipal é respaldada por nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde, publicada na mesma data, considerando os índices de vacinação no município e a redução de novos casos e queda no número de óbitos provocadas pela doença.

Com a decisão do poder executivo municipal, também deixa de valer o afastamento remunerado dos servidores do setor público, “com ressalva ao setor privado em razão da excepcionalidade da Covid-19, e demais normatizações em contrário”, aponta o documento.

Outro ponto de exceção, definido pela nota técnica das autoridades de saúde do município, é a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara nos serviços assistenciais de saúde “por funcionários, profissionais, usuários, visitantes e demais pessoas que se encontrem nestas unidades, sempre conforme as definições e normativas do Ministério da Saúde e/ou Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, diz o documento.

Apesar de mais de 90% da população apta a receber a vacina contra a Covid já estar imunizada com a primeira dose e 75% com a segunda, além da expressiva queda na ocupação de leitos, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que a pandemia ainda não acabou e “as definições agora tomadas podem ser revistas a qualquer momento, conforme os panoramas sanitários e epidemiológicos apresentados”.

Deixe um comentário