Ad
Home Últimas Notícias Abertas as inscrições para o 9º Anápolis Festival de Cinema

Realizadores de todo o país podem participar das mostras competitivas; programação inclui mostras paralelas, oficinas e encontro cineclubista

Publicado: 14.04.2022

O 9º Anápolis Festival de Cinema está de volta para ocupar seu lugar de destaque no fomento da produção audiovisual realizada no interior do Brasil. Podem participar produções nas categorias ficção, documentário e ficção infanto-juvenil. As inscrições de filmes são gratuitas e online até o dia 8 de maio deste ano. Esta é uma realização da Prefeitura de Anápolis, pela Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, e Art Vídeo Produções. Os recursos financeiros advêm dos governos federal e de Goiás via Lei Aldir Blanc (edital de festivais e eventos de arte 19/2021).

Cineastas e realizadores de todo o país já podem inscrever seus filmes nas mostras Curta Nacional, Curta Anápolis e Curta Goiás e Prêmio Incentivar (este restrito à participação de anapolinos), com prêmios de R$ 2 mil para cada um dos cinco filmes selecionados para exibição nas mostras. Também serão conferidos prêmios no mesmo valor para os vencedores nas categorias Melhor filme, Melhor diretor, Melhor atuação Melhor roteiro, Melhor fotografia e Melhor montagem. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.anapolisfestivaldecinema.com.br.

Para o Prêmio Incentivar, os anapolinos podem inscrever curtas nas categorias ficção e documentário. A produção vencedora leva R$ 30 mil e a responsabilidade de produzir um filme para lançamento na próxima edição do Anápolis Festival de Cinema. “O Festival tem o papel de estimular a produção local, inclusive através da premiação, como também, de abrir uma janela de intercâmbio com a atualidade do cinema nacional”, explica a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins.

Em sua primeira edição híbrida, o Festival acontece entre 7 e 11 de junho, com uma programação diversificada. As mostras competitivas Curta Nacional, Curta Goiás e Curta Anápolis são uma vitrine para a produção brasileira. Mas tão importante quanto elas, são as oficinas ministradas por profissionais capacitados, os debates, o encontro de cineclubistas e as mostras paralelas. “Se antes tínhamos exibição e atividades exclusivamente presenciais, agora temos a oportunidade de expandir o acesso à programação de nosso Festival”, explica a diretora de Cultura, Nabyla Carneiro.

Entre as novidades dessa edição, estão as mostras paralelas “Alfabetização audiovisual” e “Videoarte”. A primeira com exibição de curtas produzidas por alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Anápolis, e a segunda com obras do Grupo EmpreZa. Os vídeos do EmpreZa que serão exibidos integram o acervo de arte contemporânea do Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa).

Deixe um comentário