Home Destaques Palestra aborda a ajuda da religião no processo de integração dos árabes...

Iniciativa faz parte da programação de exposição no CEITec que conta um pouco da história da presença da comunidade no município

Publicado: 17.04.2022

Foto: Arquivo

Como parte da programação da exposição inédita “Os 120 Anos da Presença Árabe no Coração do Brasil”, foi realizada nesta quinta-feira, 13, no CEITec, palestra ministrada pelo professor Pedro Sahium, que abordou o tema “Os Árabes em Anápolis, a ajuda da religião no processo de integração ao novo”. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Anápolis através da Gerência de Turismo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização e do Instituto Jan Magalinski.

Na ocasião, foi realizado sorteio de livros da biografia de um dos mais conhecidos imigrantes libaneses que se estabeleceu em Anápolis: “Mounir Naoum: do Líbano ao Centro-Oeste do Brasil”. A obra, escrita pelo ex-prefeito Pedro Sahium e o jornalista Danilo Boaventura, conta a história do jovem libanês que deixou sua cidade natal Trípoli, aos 17 anos e, depois de 48 dias no porão de um navio, chegou ao Brasil, vindo a se estabelecer em Anápolis ainda nos anos 40, e aqui construir um grande império comercial que se estendeu para diversos estados do país.

A exposição é elaborada sob curadoria do historiador Jairo Alves Leite e estará aberta ao público até o dia 28 de abril de 2023, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os visitantes têm acesso a moedas e cédulas árabes, além de registros fotográficos com personalidades históricas da cultura.

Deixe um comentário