Home Últimas Notícias HGG renova autorização para transplantes de rins

Equipes e infraestrutura qualificados garantem realização de transplantes de rins no HGG (Foto: SES)

Publicado: 13.07.2023

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) renovou, no Ministério da Saúde, autorização para a realização de transplantes de rins. A qualificação da unidade do governo estadual para o procedimento cirúrgico foi garantida pela Portaria 508 do MS, de junho de 2023.

Trata-se do reconhecimento dos investimentos em recursos avançados e infraestrutura moderna, incluindo nova ala de transplantes e uma equipe altamente qualificada, que mantêm o HGG como referência e pioneirismo nesse tipo de transplantes.

TRANSPLANTES DE RINS

Desde o início do serviço, em 2017, até junho deste ano, foram realizados 793 transplantes renais na unidade – 104 deles apenas em 2022, o que representa 92% dos 113 procedimentos registrados no Estado. Esses números colocam o HGG entre os dez maiores centros transplantadores de rins no Brasil, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

O reconhecimento, pelo MS, é reflexo do trabalho compartilhado entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), o Instituto de Desenvolvimento Humano e Tecnológico (Idtech), organização social responsável pela gestão administrativa do HGG, e as equipes do serviço transplante renal que atuam na unidade hospitalar.

META PARA UM FUTURO

“Almejamos ser um dos cinco maiores centros transplantadores do País, colocando o HGG em uma relevante posição de destaque nacional como grande e importante instituição de saúde que é, e a cada dia se firma mais como referência nacional em transplante renal”, prevê a chefe de equipe de transplante renal da unidade, médica Silvia Marçal. 

Ela pontuou ainda que há um trabalho intenso a ser realizado para alavancar ainda mais as doações de órgãos, ampliar e melhorar sempre todas as etapas do transplante renal no HGG, fornecendo procedimentos com ainda mais segurança, qualidade, implementação tecnológica, suporte em medicamentos e atendimento humanizado.

Editado por Kattia Barreto via Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Deixe um comentário