Home Destaques 10º Festival Anapolino de Música acontece em outubro com novidades

FAMU inova nesta edição ao premiar todos os participantes com cachês por apresentação e etapa especial para crianças e adolescentes

Publicado: 18.08.2023

A Prefeitura de Anápolis, por meio do Fundo Municipal de Cultura, realiza a décima edição do Festival Anapolino de Música, que este ano acontece entre os dias 6 e 8 de outubro. “O festival faz parte do calendário de cultura de Anápolis e este ano acontecerá por meio do Fundo Municipal de Cultura que realizou um repasse histórico de cerca de R$ 2 mi para a realização de 40 projetos culturais, um deles é o FAMU”, comentou a secretária de Integração, Eerizania Freitas.

A primeira grande novidade da edição é que o festival deixa de lado o caráter competitivo e passar a premiar todos os participantes com cachês por apresentação. Serão selecionados 20 candidatos na categoria single, em que concorrem com a apresentação de uma única música, e 10 candidatos na categoria pocket show, com uma apresentação de no máximo 20 minutos.

“A proposta de tirar esse caráter competitivo com apenas o finalista ganhando, vem ao encontro da ideia que temos de fomentar e fortalecer os músicos, cantores e toda a cadeia produtiva da música da cidade. O FAMU foi e é muito importante para a cena, descobriu vários talentos e promove um intercâmbio potente entre os artistas locais”, pontuou o produtor Geraldo Fleury.

Além disso, a décima edição do FAMU inclui na programação oficinas e seminários para capacitação e fomento da cadeia produtiva da cultura com orientações sobre negócios e o mercado da música. Uma outra novidade é a realização do 1º FAMUZINHO, uma etapa especial para crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Anápolis que cantam e tocam na cidade.

Os talentos selecionados no FAMUZINHO, se apresentarão abrindo as noites do 10º FAMU. A ideia é estimular a produção musical na infância e atuar na formação de público e disseminação da arte e da cultura em Anápolis.

A décima edição celebra o retorno da centralização das vozes e sons inéditos da cidade, de Goiás e do Centro-Oeste no palco e nas ruas da cidade. As inscrições começam no dia 1º de setembro e vão até o dia 15. O link para inscrições será divulgado em breve. A previsão é que a lista dos selecionados seja divulgada no dia 26 de setembro.

O Festival

Criado em 2009, o FAMU revelou grandes talentos musicais da cidade desde sua primeira edição. Nomes como Chapéu di paia, A-fal, Pesa Nervos, Lady Lanne, Gabriel Nandes, Winne B., Vinicius Garcez, Vinicius e Venâncio e Rae Victor levam como marco de suas trajetórias a participação no festival que impulsionou novas apresentações e a profissionalização de suas carreiras. Em 2023 o festival é mais uma vez realizado com a potência daqueles que também cresceram e se desenvolveram através das conexões realizadas a partir do surgimento do festival.

Acompanhe o cronograma do 10º FAMU – edição Palco ELive

Período de inscrições: 1º a 15 de setembro de 2023
Divulgação dos selecionados: 26 de setembro de 2023
Realização do 1º FAMUZINHO: 25 a 29 de setembro de 2023
10º FAMU – edição ELive: 06, 07 e 08 de outubro

Deixe um comentário