Home Destaques Com mais de 10 mil cirurgias realizadas, Hospital Alfredo Abrahão inicia mutirão...

Em menos de dois anos de funcionamento, unidade também já contabiliza quase 50 mil atendimentos ambulatoriais

Publicado: 20.08.2023

Foto: Arquivo

Os números são claros. Desde sua inauguração, há um ano e nove meses, o Hospital Municipal Alfredo Abrahão já realizou 10.725 procedimentos cirúrgicos eletivos e de emergência. E agora começa a diminuir uma demanda reprimida que são as cirurgias de otorrinolaringologia com um mutirão que começa nesta sexta-feira, 18. Até domingo, 50 pacientes já serão operados, sendo que 90% são crianças que necessitam da intervenção.

Em todo o País houve uma diminuição no ritmo das cirurgias eletivas, devido à pandemia de Covid-19 e, em Anápolis há uma força-tarefa para suprir essa demanda. “Estamos avançados em relação a outros municípios brasileiros porque há dois anos contamos com uma unidade própria para essas cirurgias, que é o Hospital Alfredo Abrahão”,* destacou o prefeito Roberto Naves. Vale lembrar que, além de Anápolis, o Hospital ainda atende pacientes de toda Regional Pireneus, composta por dez municípios.

“Com esse mutirão estamos caminhando para zerar a fila destas cirurgias. O Hospital agora conta com uma equipe cirúrgica desta especialidade que vai dar andamento nas demandas”, pontua a secretária municipal de Saúde, Elinner Rosa. Ela ainda explica que outros mutirões estão previstos não só nesta área, mas em outras especialidades médicas oferecidas pelo hospital para atender a demanda.

E desde novembro de 2021, Anápolis começou a vivenciar uma nova etapa na saúde pública com a inauguração do Hospital Municipal Alfredo Abrahão. Pela primeira vez, cirurgias que antes eram feitas somente por unidades prestadoras de serviços começaram a ser disponibilizadas na rede municipal.

Desde seu primeiro dia de funcionamento, até o momento, foram realizados 8.228 procedimentos cirúrgicos eletivos nas áreas de pediatria, urologia, ginecologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, proctologia, além de cirurgias plásticas e gerais (hérnias, vesícula, entre outras). O local também é referência em atendimentos de queimaduras e contabilizou 2.447 cirurgias de emergência (debridamento) nesta especialidade. Ao todo, o Hospital Municipal Alfredo Abrahão já realizou 10.725 procedimentos cirúrgicos eletivos e de emergência.

O hospital ainda conta com a parte ambulatorial que já contabiliza 49.566 atendimentos e consultas nas áreas de ortopedia e traumatologia, cirurgia geral, pediatria, proctologia, ginecologia, cirurgia vascular, urologia, cardiologia, clínica médica e otorrinolaringologia. Além do ambulatório de queimaduras, o hospital também é referência em atendimentos de traumatologia e ortopedia encaminhados por outras unidades.

Ainda funciona no Alfredo Abrahão o Núcleo Hospitalar Epidemiológico, que realiza atendimentos antirrábicos, de acidentes por animais peçonhentos, de violência sexual e outras em adultos e crianças e, também, de acidentes de trabalho com exposição a material biológico. Somente nesse trabalho de urgência, emergência e referência, foram 24.409 atendimentos.

Estrutura

O Hospital Municipal Alfredo Abrahão conta com 78 leitos, sendo 10 de UTI e seis centros cirúrgicos, consultórios, salas de exames e toda a estrutura necessária para atender a população. O projeto do novo hospital surgiu com a reestruturação da saúde, em novembro de 2018, quando o então Cais Progresso foi desativado – devido às questões estruturais e sanitárias. Durante a pandemia da Covid-19, uma parte do hospital foi utilizada, inclusive, para ampliação dos leitos municipais de UTI no enfrentamento à pandemia.

Para funcionamento pleno e emergencial, foi feito o credenciamento de Organização Social para a gestão do hospital, a exemplo da UPA Pediátrica, considerada referência no setor e que contou, para sua inauguração, com o mesmo formato de licitação e contratação.

Deixe um comentário