Home Destaques Celebração de Finados e a importância da oração pelos mortos

Publicado: 31.10.2023

À medida que 2023 avança e se despede, milhões de pessoas se preparam para celebrar o Dia de Finados, honrando entes queridos e amigos que já partiram. Em Anápolis, a Diocese está organizando uma série de celebrações nos cemitérios da cidade no próximo dia 02 de novembro, para proporcionar aos fiéis um momento de reflexão, devoção e homenagens aos falecidos.

No Dia de Finados, tradicionalmente marcado por visitas aos cemitérios e túmulos, haverá uma programação especial de missas em Anápolis. No Cemitério Park, localizado na Av. Pedro Ludovico, 42 – Vila Mariana, conforme a escala, a primeira missa será presidida pelos Frades Capuchinhos, às 7h. Os bispos celebrarão às 08h30 e 10h, e depois seguirão missas presididas por sacerdotes diocesanos às 11h30, 13h, 14h30, 16h e 17h30.

No Cemitério São Miguel, situado na Rua Firmo de Velasco, no Centro de Anápolis, as celebrações começarão também às 7h, seguindo de hora em hora até às 17h, com exceção do 12h. Anteriormente, a paróquia responsável pelas missas no Cemitério Memorial Parque, localizado na Rodovia Anápolis /Joanápolis, S/Nº – Zona Rural, informou que não haveriam missas, mas após algumas solicitações ficaram definidas três celebrações, às 07h, 15h e 17h. As paróquias da diocese também realizarão missas em homenagem aos falecidos, com horários divulgados individualmente.

Significado da celebração e a importância da oração pelos mortos

Na visão da Igreja Católica a celebração dos fiéis defuntos está enraizada na crença na vida eterna, na Comunhão dos Santos e na esperança na ressurreição. É um momento de oração, reflexão e solidariedade, onde os fiéis lembram seus entes queridos falecidos e confiam em Deus para conceder a eles a paz eterna.

O Dia de Finados não é uma celebração da morte, mas uma afirmação da fé na ressurreição e na vida eterna. Através das missas e orações, os católicos recordam e prestam homenagem aos que partiram, ao mesmo tempo em que reforçam sua crença na vida eterna. Este é um ato de caridade cristã, destinado a ajudar as almas na busca de purificação e na entrada na glória do céu.

Além disso, a visita aos cemitérios é um ato de reflexão sobre a finitude da vida e a importância da fé em Deus. Crentes na Comunhão dos Santos, que une todos, vivos e mortos, em uma única comunhão espiritual, é dia de lembrar que aqueles que partiram desta vida continuam a fazer parte dessa comunhão e rezar para que essas almas possam encontrar a paz eterna em Deus.

A celebração dos fiéis defuntos é ainda uma oportunidade para refletir sobre a vida eterna e a realidade da morte. A Igreja ensina que a morte não é o fim, mas sim uma passagem para a vida eterna. Portanto, a data convida os fiéis a repensarem suas próprias vidas e a se prepararem para o encontro com Deus.

Indulgências

A Igreja oferece indulgências aos fiéis que visitam cemitérios e oram pelos defuntos, um gesto que reflete a compreensão da comunhão entre os vivos e os mortos. A teologia por trás dessa prática se baseia na fé na Ressurreição de Cristo, que transforma a vida após a morte. Para lucrar a indulgência é necessário também a confissão, comunhão e oração pelas intenções do Santo Padre.

Deixe um comentário