Home Destaques Casos de dengue em Anápolis caem, mas o combate ao mosquito continua

Trabalho será intensificado a partir da próxima semana com manejos e visitas em locais com maior número de notificações

Publicado: 07.11.2023

Foto: Arquivo

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que foram registradas 8.921 notificações de casos de dengue, sendo 828 confirmados e 8.014 descartados, entre 1º de janeiro e 21 de outubro deste ano. Isso representa uma queda de 65,50% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os números são positivos e animadores, mas não significa que a atenção deve diminuir. “Muito pelo contrário, temos que aproveitar que os casos diminuíram e tentar acabar com os focos em nossa cidade. E temos que começar agora porque se aproxima o período chuvoso que é a época propícia para a proliferação do Aedes aegypti”, afirma a gerente de Endemias, Patrícia Godói.

A diminuição de notificações é atribuída ao trabalho contínuo dos agentes de endemias, que percorrem toda a cidade nesse combate aos focos do vetor da dengue, do zika vírus e do chikungunya. Segundo Patrícia, além de eliminar esses criadouros, os agentes atuam diretamente na orientação à comunidade para evitar ambientes adequados à proliferação.

A gerente de Endemias aproveita para informar sobre a intensificação deste trabalho devido às mudanças climáticas, já previstas, com visitas e manejos nos bairros que apresentam maior incidência. “Nosso trabalho não para, mas o combate à dengue e outras doenças causadas pelo mosquito transmissor é uma via de mão dupla. É fundamental o apoio e conscientização da população”, destaca Patrícia Godói.

Manejos

Para realizar o trabalho de manejo e visitas em locais com maior número de notificações, foi elaborado um cronograma. O documento consta a quantidade de dias de trabalho na região e o número de agendes necessários, cuja média é entre 35 a 45 pessoas, dependendo do tamanho do bairro.

Por ser o local com mais notificações e por sua extensão, o Bairro de Lourdes será visitado todos os dias da semana. Na segunda-feira, 6, e terça-feira, 7, simultaneamente, outras equipes se dividirão entre o Maracanã, Jardim Esperança e Industrial Munir Calixto.

No dia 8, quarta-feira, as equipes atuam no São Lourenço, Bairro São João, Vila Esperança e distrito de Souzânia. Na quinta-feira, 9, os agentes seguem para o Bom Sucesso, Itamaraty e Polocentro. E no dia 10, sexta-feira, repete-se o trabalho no Bairro de Lourdes, Bom Sucesso e Itamaraty, acrescentando o Jardim Primavera e Vivian Parque.

Deixe um comentário