Home Últimas Notícias Goiás alerta para as ameaças à saúde masculina

Conscientização sobre saúde integral do homem, no Novembro Azul (Foto: Freepik)

Publicado: 16.11.2023

Em sintonia com o Ministério da Saúde, o Governo de Goiás sensibiliza sobre a saúde masculina, neste Novembro Azul, quanto ao cuidado integral. Não apenas em relação ao câncer de próstata – que tem estimativa de ocupar o terceiro lugar em casos de câncer na população mundial de 2023 a 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Com essa preocupação, a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) tem realizado ações para conscientizar sobre outras doenças com maior prevalência nos homens e que matam mais do que o câncer de próstata.

SAÚDE MASCULINA

De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), no Brasil as principais causas de morte de homens de 20 a 59 anos, costumava ser de causas externas. Desde 2020, ocorreu um aumento no registro de doenças infecciosas e parasitárias, principal causa de mortes em 2021, possivelmente associado à pandemia de Covid-19.

Em Goiás, no ano de 2019, ocorreram 22.386 óbitos de homens a partir dos 20 anos de idade. As três primeiras causas foram: doenças do aparelho circulatório (26,8%), causas externas (18,3%) e neoplasias (16,2%). Em 2020 e 2021 ocorreram 27.082 e 33.818 óbitos, respectivamente. As três primeiras causas, nos dois anos, foram:

  • doenças infecciosas e parasitárias,
  • doenças do aparelho circulatório e
  • causas externas.

“A rede pública do Estado atende todos os tipos de demandas dos homens. Na nossa atenção primária, temos as grandes ações para doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, que envolvem as questões do aparelho circulatório. Há diversas ações voltadas para prevenção de violências e acidentes e ainda para casos de AVC (acidente vascular cerebral)”, explica a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES.

DIA D

Para a Campanha Novembro Azul de 2023 em Goiás, a SES estipulou o 14 de novembro como Dia D para a conscientização da saúde do homem. Nessa data, todas as unidades estaduais foram convocadas para realização de ações orientativas sobre atenção integral à saúde dos homens.

Todos os servidores estarão vestindo a cor azul como alerta e, principalmente, para lembrar que a campanha vai muito além da prevenção ao câncer de próstata e que o público masculino tem de se cuidar o ano todo.

Editado por Kattia Barreto via Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Deixe um comentário