Home Destaques Prefeitura de Anápolis faz alerta para aumento de casos de dengue

Nova função de atendimento exclusivo para dengue garante maior agilidade no agendamento de exames; cuidado com o mosquito precisa ser intensificado

Publicado: 27.12.2023

Foto: PMA

Com a chegada das chuvas, a Prefeitura de Anápolis alerta a população para o aumento de casos da dengue. A preocupação também está na possível ocorrência do tipo 3 da doença, que voltou a acometer algumas regiões do Brasil. É por isso que o combate ao mosquito Aedes Aegypti permanece em ritmo intenso no município com ações programadas. Além disso, um ponto que merece destaque é a criação de um novo canal de comunicação especificamente para esse atendimento dentro do ZAP da Prefeitura.

O combate ao mosquito passa pela eliminação dos criadouros e, para isso, a mobilização de toda sociedade é essencial, redobrando os cuidados com os locais que possam acumular água parada em suas residências ou empreendimentos. “O foco do Ministério da Saúde e nosso é de alerta de risco da reintrodução de um subtipo que ninguém tem imunidade”, destaca Mirlene Garcia, coordenadora de Vigilância Epidemiológica. Os sintomas mais comuns da doença são febre, dores no corpo e articulações, manchas vermelhas e dor de cabeça.

Vale destacar que as pessoas que apresentarem esses sintomas podem procurar a Atenção Primária através das 48 unidades básicas de saúde. Contudo, paciente com sintomas mais graves podem procurar a UPA Alair Mafra ou UPA Pediátrica. Ainda em busca de ofertar a melhor assistência aos pacientes “foi aberto no AMO – Ambulatório Municipal de Oncologia – situado no Jundiaí, posto de coleta de exames para patologia clínica. Essa é uma ferramenta direta para atendimento rápido e exclusivo aos pacientes da dengue para agendamento e resultados imediatos”, informa Alessandra Marques Barbosa, assessora especial de saúde.

O paciente que precisar realizar exames também poderá solicitar seu agendamento através do ZAP da Prefeitura na opção “Serviços da Saúde”, em seguida a opção 4 (Dengue-Agendamento de exame). O acesso retornará prontamente com local e horário de realização. Esse canal pode ser acessado através do site da Prefeitura Municipal: anapolis.go.gov.br ou pelo telefone (62) 3902-2882.

Deixe um comentário