Home Destaques Sustentabilidade do Issa estará em debate durante audiência pública nesta quarta-feira, 25/10

LUANA CAVALCANTE

As medidas que podem levar à sustentabilidade do Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Anápolis (Issa) será debatidas em audiência pública, nesta quarta-feira (25.out.17), a partir das 8h30, no Teatro Municipal. O debate é uma proposta da Comissão de Direito do Servidor Público e Trabalho da Câmara Municipal.

A dificuldade financeira do Issa ganhou maior projeção a partir da prestação de contas do segundo quadrimestre de 2017, feita pelo prefeito Roberto Naves (PTB), no plenário da Câmara Municipal. Uma planilha mostrava a necessidade de aporte, até 2020, de R$ 240 milhões ao instituto.

A necessidade de tornar o Issa viável passa não só pela sobrevivência do órgão e do custeio de aposentadorias e pensões de centenas de servidores, mas envolve também a própria Prefeitura de Anápolis nas suas prioridades com o desenvolvimento da cidade.

O Issa contratou o Instituto de Apoio à Fundação da Universidade de Pernambuco (Iaupe) para levantar os principais gargalos do instituto e possíveis soluções. Uma delas, que vem levantando polêmica e gerando a mobilidade de sindicatos dos servidores, é o aumento do desconto para a previdência de 11% para 14%.

Outra proposta para dar suporte financeiro ao Issa é a doação de imóveis que o instituto poderia administrar e gerar receita.

Todas essas propostas só devem ser concretizadas após debates com o Legislativo, a população e também representantes dos sindicatos dos servidores públicos.

A alegação da prefeitura é que os recursos que mensalmente são destinados pelo Município ao Issa poderiam ser utilizados para obras em áreas como saúde e educação. Só neste ano, de acordo com o mesmo relatório informado aos vereadores, foram R$ 25,7 milhões pagos ao Issa.

Deixe um comentário