Home Destaques Reinaugurado, Centro Zoonoses agora têm centro cirúrgico

A obra realizada com recursos municipais no valor de R$ 214.126,91 inclui ainda uma ala com salas de espera, recuperação e vacinação

Fonte: Prefeitura Municipal de Anápolis

Foto: Bruno Velasco – Dircom

O Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal foi reformado e ampliado para a instalação de um moderno centro cirúrgico e foi reinaugurado nesta quinta-feira, 13, às 17h. O mesmo vai disponibilizar pequenos procedimentos quando necessário, além da castração de animais, primeiramente em condições de abandono e, depois, após uma triagem, daqueles que pertencem a famílias de baixa renda.

“É mais um compromisso da nossa gestão. Além do cuidado com os animais, o controle na reprodução dos animais reduz as ocorrências de abandono e maus tratos e também as doenças que podem acometer o ser humano”, destaca o prefeito Roberto Naves.

A obra realizada com recursos municipais no valor de R$ 214.126,91 inclui ainda uma ala com salas de espera, recuperação e vacinação, além de dormitório para plantonistas e banheiros para pessoas com deficiências. Foram adquiridos monitor cardíaco, aparelho de anestesia inalatória e mesa de aço inoxidável, equipamentos indispensáveis à realização dos procedimentos cirúrgicos.

A Prefeitura também providenciou a compra de um novo refrigerador, para armazenamento adequado das vacinas, e a instalação de iluminação adequada. “É um centro cirúrgico extremamente amplo e moderno”, ressalta a gerente do Centro de Zoonoses, Vera Lúcia Lourenço Dias. Toda área do centro cirúrgico tem 115,87m2.

Além de pequenos procedimentos, o centro cirúrgico fará a castração dos animais em condições de abandono de Anápolis e seus distritos. Após essa etapa, começa o trabalho de triagem nos bairros da cidade para cuidar dos pets que pertencem a famílias de baixa renda. A estimativa é atender entre cinco e oito animais por dia, dependendo do sexo, já que na fêmea o procedimento é mais invasivo.

Segundo a diretora do Centro de Zoonoses, Vera Lúcia Lourenço Dias, o atendimento aos animais será completo, com tratamento pós-operatório e controle de vacinação. “Além disso, vamos transmitir aos proprietários noções de cuidados e conceitos de posse responsável”, esclarece. Cerca de 10 animais são encaminhados diariamente para o local, fora aqueles recolhidos nas ruas por estarem doentes ou por oferecerem risco às pessoas.

Nessa reforma, uma sala ficou reservada para a realização de palestras sobre posse responsável, adoção e cuidados não só com animais de estimação, mas também com pragas urbanas e animais peçonhentos que tem o Centro de Zoonoses como órgão de controle.

Serviço
Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal
Horário de funcionamento: 7h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Av. Belo Horizonte, Qd. D, Lt. 29 – bairro Santo André/Victor Braga
Telefone: 3313-1336

Deixe um comentário