Home Destaques FIA: Você pode doar parte do IR devido

Declaração do Imposto de Renda é instrumento de solidariedade, beneficiando milhares de jovens por meio de projetos sociais

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Sem nenhum custo, é possível fazer a diferença na vida das pessoas. Basta optar pela realização de doação diretamente na declaração de Imposto de Renda, para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), que financia projetos sociais para milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social no município.

Criado por lei, o FIA capta recursos através de doações voluntárias via imposto devido das pessoas físicas (até 6%) e jurídicas (até 1%), sem gerar custos adicionais para o contribuinte, ou seja, uma porcentagem do que seria pago ao Governo Federal, será revertido diretamente ao Fundo. Os recursos são aplicados exclusivamente em projetos que preservam as garantias da Infância e Adolescência, com monitoramento do CMDCA.

 

Histórico

Anápolis ficou em terceiro lugar no ranking estadual de maior captação para o FIA, em 2019, atrás apenas de Rio Verde e Goiânia. Em Goiás, 61 cidades participaram e, juntas, acumularam R$ 1.268.455,93.

No total, 142 voluntários anapolinos destinaram parte do imposto devido ao Fundo. Com as doações, foram acumulados mais de R$ 120 mil.

 

Como fazer a doação?

Destinar uma parcela do imposto devido à Receita Federal para o FIA de Anápolis é fácil! Quem optar pela ação terá redução no valor do imposto ou aumento na restituição. Confira o passo a passo:

Na sua declaração, vá até a barra lateral MENU e escolha a opção: resumo da declaração > cálculo do imposto. Certifique-se que a opção POR DEDUÇÕES LEGAIS esteja selecionada na lateral esquerda.

Depois, selecione a opção: doações diretamente na declaração – ECA. E clique em NOVO.

Na tela de Dados da Doação, escolha o Tipo de Fundo: municipal; UF: GO; Município: Anápolis.

Observe do lado direito o limite máximo para doação, preencha o campo Valor com a quantidade que deseja doar. Em seguida, clique em OK para finalizar.

Na barra à esquerda, vá na opção imprimir, clique em Darf. Será gerado um boleto que deverá ser pago na rede bancária até a data de vencimento.

Para finalizar, grave e transmita a declaração.

Deixe um comentário