Home Destaques 20 postos vão vacinar idosos e profissionais de saúde em Anápolis

As unidades estarão abertas nesta terça e quarta, 14 e 15, das 8h às 17h, com o objetivo de imunizar os grupos prioritários da primeira fase da campanha

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Foto: Bruno Velasco – Dircom

A estratégia montada pela Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Anápolis foi positiva e até o momento 95% dos idosos e 80% dos profissionais de saúde foram imunizados contra a gripe. Para atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este ano foram utilizados os sistemas de drive-thru e vacinação em domicílio para evitar aglomerações e garantir segurança à população devido a pandemia do novo coronavírus.

Agora, para imunizar aqueles do grupo prioritário que não foram alcançados pelas estratégias anteriores, a Secretaria Municipal de Saúde abre as salas de vacinas de 20 unidades (veja abaixo) nesta terça e quarta-feira, dias 14 e 15 de abril, das 8h às 17h, apenas para idosos e profissionais da saúde. “Tivemos um grande alcance com as estratégias adotadas, mas tem aquelas pessoas que não possuem carros ou então que não puderam participar do esquema de drive-thru. Faltam menos de três mil doses para fecharmos esses dois grupos”, explica o coordenador de Vigilância, Júlio César Spíndola.

Tudo foi pensado para evitar aglomerações. Júlio reforça que serão apenas pessoas com idade de 60 anos ou mais (apresentar documento pessoal com foto) e profissionais da saúde (levar contracheque ou identidade profissional), e que, a partir de quinta-feira, 16, começa segunda fase da campanha e novas estratégias serão divulgadas.

Fases
A próxima fase da campanha de vacinação imunizará profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com doença crônicas não transmissíveis; gestantes; adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que estão em medida socioeducativa e população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; motoristas do transporte coletivo e portuários.

Num terceiro momento, a partir do dia 9 de maio, é a vez de crianças de seis meses a cinco anos de idade; puérperas (mulheres pós-parto); adultos de 55 a 59 anos de idade; pessoas com deficiência; povos indígenas e os professores de escolas públicas e privadas.

Caminhoneiros
Outra ação que jé está traçada é a vacinação de caminhoneiros por meio de uma parceria entre o município, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Sest/Senat. De quinta a sábado, 16 a 18, 1.200 doses estarão disponíveis para estes trabalhadores, no posto da PRF, na BR-153, saída para Brasília.

Vacinação de idosos e profissionais da saúde
Data: 14 e 15 de abril
Horário: 8h às 17h
Unidades de saúde:

Parque dos Pireneus
Jardim das Américas
Jardim Arco Verde
Residencial Arco-Íris
Bairro Calixtolândia
Vivian Parque
Vila Fabril
Jardim Suíço
Conjunto Filostro Machado
Bairro JK
Bairro São Antônio
Setor Industrial Munir Calixto
Bairro São Carlos
Bairro São Lourenço
Bairro das Bandeiras
Distrito de Souzânia
Distrito de Interlândia
Distrito de Joanápolis
Distrito de Goialândia
Povoado de Branápolis

 

Deixe um comentário