Home Destaques Medicamento aprovado por Oxford já é usado em Anápolis

Medicamento aprovado por Oxford já é usado em Anápolis

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Em um estudo da Universidade de Oxford divulgado hoje, pesquisadores do Reino Unidado afirmam que o corticoide dexametasona é a primeira droga que, comprovadamente, reduz a incidência de mortes pela Covid-19. O levantamento concluiu que houve redução de 35% em mortes de pacientes que usavam respiradores e receberam a medicação.

O Ministério da Saúde britânico já comunicou que vai incluir a dexametasona no protocolo de tratamento da Covid-19, procedimento que é feito em Anápolis, em pacientes internados que apresentam casos graves e moderado desde o início da pandemia.

“A administração deste corticóide em pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave diminui o processo inflamatório e aumenta a capacidade dos pulmões, melhorando a saturação de oxigênio e o padrão respiratório do paciente”, relata o médico e secretário municipal de Saúde, Lucas Leite. Esse procedimento é realizado no Centro de Internação Norma Pizzari Gonçalves, unidade criada pela Prefeitura de Anápolis, exclusivamente para tratamento do coronavírus.

A administração desse medicamento faz parte do plano de controle e combate do coronavírus em Anápolis. Desde o início da pandemia, a cidade se destacou com ações e estratégias como a criação do ZAP Coronavírus para atendimento e direcionamento de pessoas com sintomas.

Também se destacam o aumento de leitos hospitalares exclusivos paraos anapolinos (45 de UTIs e 100 de Enfermaria) que orientam a matriz de risco da cidade que atualmente apresenta panorama leve. Soma-se a isso as fiscalizações sanitárias, a reordenação do sistema público de saúde, com teleatendimento e a criação de cinco unidades de referência para o coronavírus.

 

Deixe um comentário