Home Destaques Sábado é dia D de vacinação

Pessoas dos grupos prioritários podem procurar uma das 19 unidades de saúde ou a Faculdade FAMA, que estarão com salas de vacinas

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Para alcançar o maior número possível de pessoas que integram os grupos prioritários da vacinação contra a gripe, a Prefeitura de Anápolis realiza o DIA D, neste sábado, 20 de junho. Serão 19 unidades de saúde (veja lista abaixo) e a Faculdade Fama, que vão funcionar das 8h às 16h.

A novidade é que, além dos grupos prioritários da vacinação contra a gripe, também estará disponível a vacina contra o sarampo para pessoas com idade entre 20 e 49 anos. O objetivo é imunizar a população contra essa doença que voltou a apresentar focos no País desde o início do ano. Importante levar o cartão de vacinação.

A imunização contra a gripe em Anápolis foi dividida em etapas para evitar aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus. “Todos os grupos já tiveram a vacina disponível. Nosso objetivo com o Dia D é alcançar aqueles que não tiveram a oportunidade”, ressalta o coordenador de Vigilância, Júlio César Spíndola.

Os grupos prioritários contra a gripe são idosos, profissionais de saúde, motoristas de transporte público, caminhoneiros, portuários, pessoas com doenças crônicas, gestantes, profissionais das forças de segurança, crianças com idade entre seis meses e seis anos, adultos de 55 a 59 anos, puérperas (mulheres pós-parto), professores de escolas públicas e privadas e pessoas com deficiência.

Comprovações

Para a vacinação, algumas comprovações serão exigidas. Idosos devem apresentar documento de identidade com foto. Profissionais de saúde precisam levar documento pessoal juntamente com crachá, contracheque, carteira do conselho ou carteira de trabalho que comprove vínculo.

Motoristas e caminhoneiros devem mostrar o documento pessoal juntamente com crachá, contracheque ou carteira de trabalho que comprove vínculo ou carteira de habilitação C, D ou E (motoristas de aplicativos e táxi não são contemplados neste grupo). Adultos de 55 a 59 anos precisam apresentar documento pessoal com foto. Os responsáveis pelas crianças devem levar a documentação pessoal e caderneta de vacinação do menor.

Os professores devem ter em mãos o crachá, o contracheque ou o documento que comprove vínculo. Já as pessoas com deficiência devem apresentar laudo ou declaração médica, comprovação de Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria da pessoa com deficiência; e puérperas até 45 dias pós-parto, precisam levar documento pessoal e certidão de nascimento do filho ou o cartão da gestante.

Pessoas com doenças crônicas precisam apresentar relatórios ou laudos médicos, exames (podem ser antigos) que comprovem a doença (veja relação abaixo). Profissionais das forças de segurança devem levar documento que comprove sua atuação na força de segurança e salvamento. Portuários devem apresentar documento pessoal juntamente com comprovação de vínculo (crachá, contracheque ou carteira de trabalho).

Dia D de Vacinação contra Gripe e Sarampo

Data: 20 de junho

Horário: 8h às 16h

Locais: Faculdade Fama e unidades de saúde:

Residencial Arco-Íris

Jardim Arco Verde

Bairro das Bandeiras

Bairro Calixtolândia

Vila Fabril

Conjunto Filostro Machado

Jardim Suíço

Bairro JK

Bairro São Carlos

Bairro Santo Antônio

Vivian Parque

Bairro São Lourenço

Jardim das Américas

Adriana Parque

Setor Industrial Munir Calixto

Parque dos Pirineus

Anexo Itamaraty

Bairro Paraíso

Dr. Ilion Fleury (Bairro Jundiaí)

 

Deixe um comentário