Home Destaques Opinião: Os valores familiares e a modernidade!

“E ao encontro de um ambiente urbano acolhedor para o cidadão e adequado à modernidade de carros e ônibus elétricos, que tal migrarmos as redes elétricas aéreas para redes elétricas subterrâneas? ”

Publicado: 26.04.2021

A semana, para mim, começa de uma forma sensacional, sentindo a emoção fundir-se com a tecnologia!

Emoção por me deparar, nos últimos dias, com a assertiva de Aurélio Rosa (1)

…“A janela do tempo para realizar seus sonhos pode se fechar a qualquer momento, por isso é importante não deixá-los para depois”.

E o sonho, encontrando a tecnologia, para reforçar o valor familiar em prol da sustentabilidade (valor transmitido de pai para filho), materializando-se em um objeto tecnológico e ecologicamente perfeito: um carro totalmente elétrico e movido, exclusivamente, a energia limpa! E este foi o presente “de filho para pai”!

É isso! A tecnologia a serviço do homem, a serviço da sociedade, promovendo o desenvolvimento humano, promovendo os valores da sociedade, promovendo o bem-estar de todos! Afinal, é para isso que serve a tecnologia! E o relato sobre os valores que definiram os rumos do projeto “Antônio” – a comovente história “de filho para pai” e o carro elétrico Tesla com o qual meu amigo Odilon Rosa foi presenteado – pode ser conferida no link a seguir.

Acesse! Leia a matéria! Garanto que você irá se emocionar.

https://issuu.com/revistaplanetaagua/docs/pa-186_web

E, por certo, esta história do Tesla do Odilon Rosa nos inspira a fazer mais!

Afinal, precisamos fazer mais, precisamos prosperar mais!

Em recente artigo no Jornal Contexto (2), tratei de carros elétricos, do Marco da Eletromobilidade e, ainda, lancei um desafio para os gestores dos municípios goianos, no caminho da mobilidade sustentável, sobre a implantação de transporte público com ônibus elétricos, seguindo o exemplo de outras cidades brasileiras; caminhando para transformar nossas cidades e Goiás em um OÁSIS TECNOLÓGICO DO CENTRO-OESTE.

Carros elétricos e ônibus elétricos em nossas cidades! Um espetáculo!

Nossos gestores utilizando-se da tecnologia para o bem-estar do cidadão, objetivando transformar nossas cidades em cidades sustentáveis!

E é por isso que podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

E ao encontro de um ambiente urbano acolhedor para o cidadão e adequado à modernidade de carros e ônibus elétricos, que tal migrarmos as redes elétricas aéreas para redes elétricas subterrâneas?

Por certo, caberia às prefeituras atuarem na liderança do processo, buscando a integração de todos “os setores envolvidos em projetos de migração de redes aéreas para subterrâneas por envolverem diferentes empresas, como de telecomunicações, televisão a cabo, concessionárias e secretarias municipais […].” (3). E, mais uma vez, surgem excelentes exemplos em cidades brasileiras e em cidades mundo afora.

E ao encontro de transformarmos nossas cidades em cidades mais acolhedoras, replico uma troca de ideias com o jornalista Tiago Augusto Oliveira, tratando da correlação entre beleza e bem-estar, lançando luz ao fato de que a feiura urbana reduz o convívio social, alimenta a violência, empobrece o cidadão espiritualmente e a cidade materialmente. No fim das contas, os seres humanos não gostam de lugares feios, malcuidados e desordenados.

Então, fica o desafio!

Pois podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

Brigadeiro Bragança

Comandante da Base Aérea de Anápolis em 2008-2009

 

Deixe um comentário