Home Geral Ainda preciso ter uma impressora em casa? Motivos para possuir este equipamento

Ainda se decidindo se vale a pena ter impressora em casa ou pensando em trocar a sua? Hoje daremos motivos para tê-la e suas vantagens

Publicado: 03.07.2022

Se você está em dúvida sobre comprar ou trocar de impressora em 2022, fique tranquilo, é seguro comprar uma nova ou trocar a sua velha ainda.

Conforme a tecnologia avança, impressoras melhores surgem, e o leque de opções só aumenta, disponibilizando assim diversas impressoras para variados fins e faixas de preço, cabendo no bolso do consumidor.

Um dos maiores benefícios de se ter uma impressora em casa é a comodidade, não tendo que sair para algum estabelecimento que faça impressão, podendo fazer diretamente de seu lar.

Isso é muito bom para o dia a dia em que há a necessidade de imprimir documentos, imagens, trabalhos, artigos etc. seja para fins pessoais, de estudo, ou trabalho, há muita vantagem em ter ao seu alcance.

Estudantes, seja de ensino fundamental, médio ou faculdade, se beneficiam bastante em ter uma em sua casa, podendo imprimir seus materiais de estudo, leitura e trabalhos para escola/faculdade.

Até para você que tem um pequeno negócio pode ser bem vantajoso. Comércios usam bastante impressoras para impressão de banners, folhetos, etiquetas, códigos de barras etc.

Com banner, e folhetos pode-se divulgar bem o que você está vendendo, chamando a atenção para o que você deseja vender e também informando o que está disponível, ou em promoção, estreitando a relação com clientes em potencial.

Com a nova estrutura que temos visto nos trabalhos por conta da pandemia, e muitas empresas aderindo ao home office, seja integral ou parcial, a impressora se torna uma ferramenta muito importante para quem está trabalhando de casa também.

Preciso de uma impressora cara?

Como falamos, há inúmeras opções de impressoras no mercado atualmente, e tenha certeza de que você encontrará uma que atenda às suas necessidades e caiba no seu bolso.

Você não necessariamente precisará de uma impressora cara e com diversas funcionalidades. Primeiramente você deverá analisar qual sua necessidade e a frequência que terá de impressões.

Está com pouco dinheiro ou não precisa de nada muito específico? Não se preocupe, existem modelos mais básicos que fazem o simples e são bem acessíveis, mesmo que não tenham muitas funcionalidades.

Possui um orçamento maior ou precisa de uma maior qualidade nas impressões? Você encontrará no mercado opções que com certeza terão o que você precisa e deseja.

Ainda falando de vantagens, hoje em dia temos impressoras que aumentam ainda mais a facilidade e praticidade de uso, como funcionalidades como:

  • Escaneamento: é possível escanear folhas, imagens, documentos etc. e levá-los para o seu computador ou notebook, tornando a mídia física em digital, podendo então enviá-la, salvá-la, alterá-la ou o que mais você precisar ou desejar.
  • Conexão Wifi: outra funcionalidade que facilita a vida na hora de usar sua impressora é a conexão wifi, te possibilitando fazer seus trabalhos à distância, sem necessidade de nenhum outro cabo fora o de energia da impressora

A impressora certa para você

Agora que você já sabe das diversas vantagens que é ter uma impressora na sua casa, você deve saber como escolher a sua.

As mais comuns e conhecidas do mercado atualmente são as impressoras de jato de tinta e as impressoras à laser.

O jato de tinta com cartucho individual é mais indicado para pessoas que tem uma demanda de impressão menor, com um menor uso.

Uma vantagem é poder substituir cada um dos cartuchos de forma individual (geralmente 4 cartuchos, seguindo a linha CMYK de cores) trocando-os conforme vão acabando.

Mas, por mais que sejam mais acessíveis, podem acabar tornando-se caras se a quantidade de impressão ficar alta, e não possuem impressões tão rápidas, e por vezes, com resolução menor que a laser

Caso você precise de um maior volume de impressões, também há as opções com tanques de tinta ao invés de cartuchos individuais, que trazem um melhor custo-benefício a longo prazo, tornando-se uma boa opção até para pequenos negócios.

Outra vantagem também é que você pode comprar as garrafinhas de tinta e fazer o refill conforme a necessidade do dia a dia.

Vale lembrar que é bom escolher impressoras de fácil visualização dos níveis de tinta, tanto para não acabar e você ter que correr para trocá-las, quanto para se programar para reabastecimento.

Agora, se você quer uma maior eficiência, qualidade e velocidade de impressão que por vezes as de tintas não trazem, temos as impressoras a laser.

Impressoras a laser suprem o que a de jato de tinta não consegue atingir nos pontos citados acima.

No quesito velocidade, fica bem na frente da de tinta, podendo imprimir em média de 20 a 100 páginas por minuto, enquanto as de jato imprimem de 8 a 15 em média, lembrando que impressão a cor reduz a velocidade das impressões.

Algumas desvantagens do laser é que o investimento inicial é mais elevado que uma de jato de tinta, e também o refil de tintas coloridas tende a ser mais caro, então se não tiver uma alta demanda que justifique a aquisição, talvez seja melhor outro modelo.

Já na parte de recarga, a impressora a laser não utiliza os cartuchos como nas de jato de tinta (que vem com a tinta em estado sólido).

As de laser utilizam toners, que é a tinta em um estado em pó, apesar de serem mais caros que os cartuchos, necessitam de menos recargas. Nesse caso, já conseguimos enxergar um maior benefício quando a demanda supera 1000 impressões por mês.

Deixe um comentário