Home Destaques Reajuste salarial dos servidores e professores é aprovado em primeira votação na...

Considerando os reajustes concedidos nos últimos anos, o aumento acumulado chega a 37,57%, superando a inflação

Publicado: 21.02.2024

A Câmara Municipal de Anápolis aprovou em primeira votação, nesta terça-feira, 20, o projeto de Lei, enviado pela Prefeitura de Anápolis, que prevê um reajuste salarial para os servidores públicos municipais e os professores da rede. O reajuste terá efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2024, no percentual de 4,62%, aplicados em parcela única.

O projeto foi lido pela primeira vez durante a sessão da última segunda-feira, dia 19, e propõe um aumento salarial alinhado com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador oficial que reflete a inflação do país. Destaca-se que este aumento é parte de uma série de medidas adotadas pela administração municipal nos últimos anos para garantir a valorização dos servidores públicos, especialmente os educadores.

O ponto em destaque do projeto é o reajuste diferenciado para os professores municipais, que receberão um aumento salarial de 1% acima do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica (PSPN) de 2024, definido pelo Ministério da Educação (MEC) em 3,62%.

É importante destacar que nos últimos três anos, os servidores municipais já foram contemplados com reajustes significativos. Em 2022, foi concedido um aumento linear de 18%, seguido pelo piso nacional de 14,95% para os professores em 2023, enquanto os demais servidores tiveram um aumento de 6%. Para o ano corrente, o projeto aprovado prevê um reajuste linear de 4,62%.

Considerando os reajustes concedidos nos últimos anos, o aumento acumulado chega a 37,57%, superando significativamente a inflação medida pelo IPCA no mesmo período, que foi de 20,47%. Para os professores, esse ganho real é ainda mais notável, alcançando 17,1% acima da inflação, enquanto para os demais servidores, o ganho real é de 8,26%.

Deixe um comentário