Polícia Penal goiana apresenta redução drástica de crimes em presídios

policia penal go
Trabalho pela segurança e ressocialização dentro dos presídios do Estado resultou em queda drástica da criminalidade (Foto: SSP-GO)

Publicado: 16.10.2024

A Polícia Penal de Goiás divulga resultados do trabalho pela segurança e ressocialização dentro dos presídios do Estado. O esforço pela melhoria dos índices de segurança, no período de 2018 a 2024 alcançou números únicos no país.

A apreensão de celulares dentro das unidades prisionais registrou queda de 15 mil por cento, enquanto as apreensões de drogas despencaram 10 mil por cento. A entrada de objetos proibidos nas celas também caiu 2 mil e 300 por cento nos últimos seis anos.

Além disso, desde 2022 não houve registros de fugas significativas, demonstrando uma redução de 5 mil e 800 por cento neste índice. A taxa de motins caiu em 500 porcento, enquanto o número de óbitos de pessoas presas teve redução de 96%.

Desde 2023, nenhum drone ou arma de fogo foi apreendido dentro de uma unidade prisional gerida pela Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP).

“Esses avanços são resultados de medidas estratégicas e bem planejadas pela DGPP, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública. Com foco na segurança prisional e melhoria das condições de reclusão, Goiás está se tornando um modelo em controle e prevenção da criminalidade carcerária no Brasil. A sociedade goiana, e o sistema penitenciário em particular, têm motivos de sobra para comemorar esses resultados que tornam os presídios locais mais seguros e humanos”, afirma o diretor-geral de Polícia Penal, Josimar Pires.

crimes em presídios
Desde 2019, Governo de Goiás investiu R$ 300 milhões em reformas e ampliações de 88 unidades prisionais, além da compra de equipamentos e armamentos (Foto: SSP-GO)

Investimentos

O trabalho pela segurança e ressocialização dentro dos presídios da Polícia Penal é uma ação do Governo do Estado, que vem reforçando os investimentos no sistema penitenciário. Desde 2019 o tesouro estadual já empregou aproximadamente R$ 300 milhões em reformas e ampliações de 88 unidades prisionais, além da compra de equipamentos e armamentos.

Veja os números detalhados em gráficos apresentados pela Polícia Penal:

Redução de crimes em presídios

crimes em presídios
crimes em presídios
crimes em presídios
crimes em presídios
crimes em presídios
crimes em presídios
crimes em presídios
crimes em presídios
crimes em presídios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *