Home Esportes Estádio Jonas Duarte fica maior e recebe nova iluminação

A Prefeitura de Anápolis publicou no Diário Oficial da última quinta-feira (7) o aviso de licitação, estilo concorrência pública, nº 002/2015, do tipo menor preço, com data marcada para o dia 10 de junho de 2015, às 9 horas, com objetivo de contratar empresa especializada em engenharia, para ampliação da arquibancada e reforma da iluminação do Estádio Municipal Jonas Duarte. A Comissão Permanente de Licitação atende a solicitação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. As empresas interessadas em participar da licitação já podem adquirir o edital completo, fornecido gratuitamente.

O prefeito João Gomes fez pessoalmente o comunicado sobre o início do processo licitatório. Segundo ele, o projeto prevê o fechamento do anel das arquibancadas do estádio, que hoje tem capacidade de pouco mais de 10 mil torcedores. A área onde está o estádio é íngreme e, por isso, exige a construção de fundação de longo alcance. Sem contar com o espaço é reduzido na parte de trás das arquibancadas. João Go 4000 mes revela ainda que será fei
4000
ta a substituição e modernização de todo o sistema de iluminação, que será instalada de tal maneira que acolha a segunda etapa do projeto, que ocorrerá um pouco mais adiante, que consistirá na construção de cobertura para toda a arquibancada.

A parte baixa do estádio também será preparada para receber depois os novos vestiários, áreas de bares, entre outros. A entrada do estádio também será revitalizada. Mais à frente, quando for executada a segunda etapa das obras, a intenção é promover o rebaixamento do gramado e a extensão das arquibancadas no espaço onde atualmente está a geral. Assim que for concluído os prazos regimentais e recursais do processo licitatório, que o prefeito prevê para cerca de 40 dias, será dada ordem de serviço para o início das obras.

O prefeito João Gomes afirma ainda que a execução das obras terá que andar rigorosamente nos prazos estabelecidos pelo projeto, já que em fevereiro de 2016 começa o Campeonato Goiano da 1ª Divisão, com participação de Anapolina e Anápolis. “O serviço será realizado levando em conta também a necessidade de dar condições de jogo no início do campeonato, independentemente se as obras estiverem prontas ou não”, disse. Sobre a capacidade do estádio, João Gomes lembra que em 1991 foi registrado público de 15 mil pessoas. Segundo ele, a capacidade atual foi reduzida por questão de segurança mas, com as novas obras, deve superar de novo a casa dos 15 mil.

O projeto para a reforma do estádio foi concebido no primeiro mandato do prefeito Antônio Gomide (2009-2012). Agora, no governo do prefeito João Gomes, passou por adaptações e começa a ser executado. Os recursos para a execução das obras são oriundos de emendas destinadas pelos deputados federais Rubens Otoni e Jovair Arantes, e dos cofres da Prefeitura Municipal.

O Estádio 

O Estádio Jonas Duarte teve construção iniciada em 1964. A inauguração ocorreu no dia 11 de abril de 1965. Havia apenas um lance de arquibancadas cobertas. A partida inaugural foi Seleção de Anápolis 1×4 São Paulo. O primeiro gol foi de Rodarte, do tricolor paulista. Depois foi construída arquibancada descoberta e, mais adiante, o anel que uniu as arquibancadas e criou a ‘ferradura’. Com a construção da geral, a capacidade chegou a 20 mil lugares. Por segurança, a geral foi interditada e a capacidade caiu para 14.400 lugares. A Federação Goiana de Futebol convencionou a liberação de menos de dez mil ingressos por jogo.

A grama do Jonas Duarte é a batatais, com 5 centímetros de altura. O campo tem dimensões de 105 x 75. O recorde de público no estádio é de 19.640 pessoas, registrado na partida Anapolina 0x0 Corinthians (SP), em 26 de março de 1978, pelo Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão. O nome do estádio é uma homenagem ao prefeito Jonas Ferreira Alves Duarte (1961-1966), em cuja gestão fora construído e inaugurado. Ele também foi governador do Estado em três ocasiões.

6 Respostas a este post
  1. Querida, Dayana! Trata-se de uma reportagem sobre licitação, reforma do estádio, futebol.
    Sendo assim, o que você quer saber ou falar de autoescolas? Pegue essa corja de malandros e vá fazer balizas lá para o lado do Pau Terra! Faça-me esse favor, ok?

  2. ANÁPOLIS PRECISA REALMENTE DE UM BOM ESTÁDIO E O JONAS DUARTE TEM MUITO OU QUASE TUDO PARA ISTO, MAS O PRECISO MESMO É OS TRÊS CLUBES DA CIDADE TENHAM VERDADEIRAS ADMINISTRAÇÕES E MAIS VISÃO PROFISSIONAL E MAIS MARQUETING ESPORTIVO. AÍ SIM A CIDADE SERÁ BEM REPRESENTADA NO CENÁRIO ESPORTIVO DO ESTADO E ATÉ NACIONAL. SOU TORCEDOR DA RUBRA, MAS TAMBÉM DO ESPORTE ANAPOLINO. MORO EM RIANAPOLIS, AQUI NO VALE DO SÃO PATRICIO.

  3. Quero externar os meus inadiáveis parabéns ao atual prefeito, pela tão aguardada reforma e ampliação do estádio Jonas Duarte. Anápolis, com quase meio milhão de habitantes e com três times de futebol profissionais, conhecida nacionalmente por ostentar um grande e moderno Ginásio de Esportes, já não comporta mais um estágio pequeno, daí a necessidade dessa obra. Parabéns mesmo!

  4. Que boa notícia para nossa cidade! Tomara que não emperre por entraves judiciais durante a licitação.

Deixe um comentário