Home Destaques UEG realiza debate sobre violência juvenil e redução da maioridade penal

O câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) promove, no dia 1º junho, a mesa-redonda “Violência Juvenil e Redução da Maioridade Penal: implicações sociais”.

Promovido pelo Núcleo de Pesquisas Marxistas do câmpus, o evento reúne o juiz da Infância e Juventude de Anápolis, Carlos Limongi Sterse; o sociólogo e pesquisador de temáticas que abordam violência juvenil, Nildo Viana; e o psicólogo e mestre em educação, Nelson de Abreu Júnior – professor da UEG. Os convidados irão debater a proposta da redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, que tramita no Congresso Nacional. A mesa-redonda será realizada no Fórum de Anápolis, às 8 horas, e é gratuita e aberta a toda a comunidade anapolina.

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 171/93 trata da redução da maioridade penal e foi aprovado recentemente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, com 42 votos a favor e 17 contra. O tema tem gerado discussões e opiniões divergentes. Segundo o professor José Santana, um dos organizadores do evento, o grupo acredita que a Universidade deve participar da discussão de temas que afetam a convivência social.

Para subsidiar as discussões, os professores José Santana e Mirza Seabra Toschi, professores da Universidade e organizadores do evento, realizaram uma pesquisa de opinião entre a comunidade acadêmica da UEG sobre o tema. Os resultados serão apresentados durante as discussões que ocorrerão na próxima segunda-feira, 1° de junho.

Deixe um comentário