Home Últimas Notícias “Goiás trabalha para ser o mais agrotecnológico da América Latina”, diz Caiado

Em webinar internacional, governador apresenta benefícios da rede 5G na agricultura no Mobile World Congress (MWC) Shanghai 2021. Projeto, em caráter experimental em Rio Verde, no Sudoeste goiano, é citado como exemplo. “É um divisor de águas para o agronegócio”, destaca. No evento online, que contou com a participação de representantes de 20 países, Caiado destacou a importância da agricultura de precisão

Publicado: 23.02.2021

Governador Ronaldo Caiado apresenta benefícios da rede 5G na agricultura goiana em webinar internacional: “Temos trabalhado para uma produção pautada naquilo que o mundo exige de nós, ou seja, qualidade, produtividade, respeito ao meio ambiente e preservação de nossas nascentes”

A implantação da rede 5G voltada para o agronegócio foi destaque no Mobile World Congress (MWC) Shanghai 2021, a maior exposição mundial da indústria de telefonia móvel. Com os novos investimentos, Goiás trabalha para ser o Estado mais agrotecnológico da América Latina, segundo o governador Ronaldo Caiado, um dos convidados para o webinar “Conectados para a Prosperidade Compartilhada: o Mecanismo Econômico Digital Essencial”, onde apresentou, no início da tarde desta segunda-feira (22/02), o painel sobre a agricultura de precisão e destacou os próximos projetos para ampliar a conectividade em solo goiano.

No evento online, que contou com a participação de representantes de 20 países, Caiado destacou a importância da agricultura de precisão e citou a implantação da rede 5G voltada para o agronegócio, em caráter experimental, em Rio Verde.  O projeto é realizado pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) em parceria com a Huawei, que forneceu os equipamentos, e a operadora Claro, que disponibilizou a conectividade. A apresentação de casos de uso inéditos, envolvendo drones e rovers, foi feita em dezembro do ano passado, em uma fazenda modelo e no Centro de Agricultura Exponencial (Ceagre), ambos no município.

“O que mostramos em Rio Verde é um divisor de águas para o agronegócio”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. O projeto também conta com parceria de universidades que criaram, por meio da inteligência artificial e outros processos tecnológicos, algoritmos para identificação dos problemas de ervas daninhas em uma plantação de soja utilizando robôs e drones. “Com a tecnologia 5G o produtor rural tem acesso imediato a dados relacionados a fungos na plantação e carência de nutrientes no solo. Com essas informações ele consegue fazer a correção e o combate a pragas de forma localizada”, destacou. De acordo com Caiado, essa precisão diminuiu os custos de plantio, aumenta a produtividade e beneficia o meio ambiente. “É menos herbicida no solo”, ressaltou. Goiás é hoje o terceiro maior produtor de grãos, de soja e de milho do País.

Em Rio Verde, os dados da inteligência artificial coletados no campo são encaminhados para o Ceagre, o Centro de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia/UFG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que tratam e armazenam os dados. “Temos trabalhado para uma agricultura de precisão. Para uma produção pautada naquilo que o mundo exige de nós: qualidade, produtividade, respeito ao meio ambiente e preservação de nossas nascentes”, afirmou.

Para o titular da SGG, Adriano da Rocha Lima, Goiás tem implantado a chamada Tríplice Hélice da Inovação, com a interligação entre as instituições de ensino, empresas e governo. “A produção de inovação sai da academia, onde estão os profissionais, enquanto que as empresas puxam esse processo de acordo com suas demandas. Ao governo, cabe a missão de ser o facilitador neste processo, reduzindo burocracias para o implemento das inovações,” pontuou.

Conectividade

Em outra frente, o Estado, em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), leva conectividade a lugares mais carentes e distantes dos principais centros urbanos do Estado, como comunidades quilombolas, indígenas e outras de difícil acesso.

“Estamos disponibilizando internet via satélite para o agricultor em situação de vulnerabilidade”, disse Caiado. O serviço permite a realização de treinamentos e capacitações remotas de produtores rurais e o desenvolvimento de programas sociais nessas comunidades. Outro ponto destacado pelo governador é que a tecnologia permite aos estudantes o acesso a aulas remotas, “o que é de extrema utilidade neste momento de pandemia”, conclui o governador.

Foto: Hegon Correa

Secretaria de Comunicação e Secretaria-Geral da Governadoria – Governo de Goiás

Deixe um comentário