Home Últimas Notícias Daniel Vilela destaca força do cooperativismo goiano

Governador em exercício Daniel Vilela garante apoio do Estado para fortalecimento do setor cooperativista

Publicado: 06.05.2023

Foto: Cristiano Borges

O governador em exercício Daniel Vilela reforçou, durante cerimônia de posse da diretoria do Sistema OCB-GO, o compromisso do Estado com o fortalecimento do cooperativismo, por meio do programa Coopera Goiás.

“Vamos continuar colocando o governo à disposição do Sistema OCB para que possamos todos crescer juntos”, disse.

O evento, na manhã desta sexta-feira (05/05), em Goiânia, marcou a recondução de Luís Alberto Pereira à presidência executiva do Sistema OCB-GO. Também foram empossados os conselheiros das duas casas que compõem a estrutura: o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP-GO).

COOPERATIVISMO

Em discurso, Daniel frisou que as cooperativas possuem 382 mil cooperados e faturamento anual de R$ 21 bilhões, com perspectiva de expansão. “Isso trará como consequência um aumento significativo da receita do Estado e maior crescimento do PIB”. Ele foi complementado pelo governador Ronaldo Caiado, em mensagem de vídeo: “No que depender do governo de Goiás, o sistema OCB pode continuar contando com o nosso apoio”.

A OCB é uma das entidades que participam do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). O grupo aprovou lista com as três primeiras obras que serão realizadas com recursos da chamada “taxa do agro”. “É de urgência a superação dos gargalos da infraestrutura, especialmente energia, transporte e saneamento. Queremos trabalhar para que o dinheiro recolhido pelos produtores retorne para eles”, defendeu Luís.

COOPERA GOIÁS

Em 2020, o governador Ronaldo Caiado lançou o “Coopera Goiás”, peça fundamental para o crescimento do setor nos últimos anos. O objetivo do programa, ligado à Secretaria de Estado da Retomada, é auxiliar grupos de empreendedores interessados em constituir cooperativas, oferecendo cursos para qualificação profissional, palestras, apoio para acesso ao mercado, visitas técnicas e fortalecimento das cooperativas já existentes.

Junta Comercial de Goiás (Juceg) e o Sistema firmaram convênio que concede desconto de 80% para pedidos de constituição de cooperativas inseridas no projeto Incubacoop Goiás. A redução dos custos para o registro de novas cooperativas na Juceg é um passo importante para incentivar a formalização de arranjos produtivos, segundo Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO. O programa faz a mobilização, a sensibilização e a mentoria para as novas cooperativas.

Editado por Kattia Barreto via Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Deixe um comentário