Home Últimas Notícias Bailarinos do Basileu França seguem em busca de mais prêmios internacionais

Alunos do Basileu França vão participar de festival em Nova York (Fotos: Secti-GO)

Publicado: 11.04.2024

Seis bailarinos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França embarcaram nesta terça-feira (09/04) para representar Goiás e o Brasil no Youth America Grand Prix (YAGP), um dos eventos mais importantes da dança no mundo.

O YAGP acontecerá de 11 a 20 de abril em Nova York, nos Estados Unidos.

Yasmin Domingues Moreira, João Pedro dos Santos Silva, Yasmin Sabag, Marcus Vinícius Rufino, Martina Inez Sanchez e Sabrina Zanini são alunos de balé no Basileu França, escola profissionalizante em arte mantida pelo Governo de Goiás que é referência na dança mundial.

Desde o ano passado, alunos da unidade conquistaram 17 prêmios nas principais competições de balé do mundo.

Em 2023, o festival consagrou Ana Luiza Negrão com o primeiro lugar na categoria Sênior Feminina e João Pedro Silva na categoria Júnior Masculina.

Além disso, André Marra, Naylson Guimarães, Manoel Domingos, João Pedro Silva, Marcus Rufino, Abril Marcucci e Yasmin Sabag também foram contemplados com bolsas de companhias internacionais como a American Ballet Theatre (ABT).

Neste ano, João Pedro dos Santos Silva já conquistou o 1º lugar no Prix de Lausanne, competição considerada o “Oscar” do balé mundial, que ocorre anualmente na cidade de Lausanne, na Suíça.

“Estar no YAGP representando nosso estado sem dúvida nenhuma é uma grande realização não só para os bailarinos, mas para a Escola do Futuro em Artes Basileu França.

Isso só vem reforçar o investimento assertivo do governo do estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, na educação profissional em artes.

O compromisso com o aprendizado vem sempre em primeiro lugar”, afirma Simone Malta, coordenadora de Dança da EFG Basileu França.

HISTÓRIA DE SUCESSO

A escola estadual em artes tem uma longa história de sucesso no YAGP, com 15 prêmios na competição desde 2019, demonstrando a excelência do ensino e a qualidade dos bailarinos formados em suas instalações.

“Estamos muito orgulhosos dos nossos jovens em sua jornada internacional. O investimento em educação profissional é fundamental para o desenvolvimento cultural e social de nossa sociedade, afinal, não existe futuro sem arte”, garante José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás.

A delegação do Basileu França é mantida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Estado de Goiás, responsável pela EFG em Artes.

Com sede em Nova York, nos Estados Unidos, o YAGP é a maior competição internacional de balé e programa de bolsas de estudos sem fins lucrativos do mundo.

Editado por Hosana Alves via Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás

Deixe um comentário