Home Últimas Notícias Agrodefesa divulga Passaporte Equestre durante Encontro de Comitivas, em Goiânia

Agrodefesa divulga Passaporte Equestre e fiscaliza trânsito de animais participantes durante 1º Encontro de Comitivas, em Goiânia (Foto: Ênio Tavares)

Publicado: 11.04.2024

Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) participa, a partir desta quarta-feira (10/04), do 1º Encontro de Comitivas em Goiás, realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Muares (ABCMuares).

O encontro busca celebrar os muares e, também, fortalecer o espírito associativo, facilitar o intercâmbio de informações, resgatar tradições e oferecer opções de lazer para o estado de Goiás.

A Agrodefesa levará informações e divulgará iniciativas como o Passaporte Equestre. O instrumento foi desenvolvido pela Agência para facilitar o deslocamento de equídeos pelo estado, por meio da desburocratização do cadastro da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e comprovante de conformidade sanitária desses animais junto ao Governo de Goiás.

ENCONTRO DE COMITIVAS

“O Encontro de Comitivas celebra importantes animais, que são os muares. Animais estes que têm uma longa tradição cultural dentro do nosso estado e estão presentes no dia a dia do homem do campo, desde a época das bandeiras que adentravam o interior do País para a promoção do adensamento da região”, explica o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

“Hoje, essas comitivas que lidam com esses animais são importantes para conservar a tradição da criação de mulas e outros animais do gênero e a Agrodefesa está ao lado do setor apoiando esses criadores e oferecendo vantagens, desburocratizando as obrigações, a exemplo da introdução do Passaporte Equestre, que será divulgado no evento.”

PASSAPORTE EQUESTRE

O Passaporte Equestre facilita a vida de todos aqueles que criam, comercializam e utilizam os equídeos nos mais variados eventos equestres, tais como cavalgadas, desfiles, treinamentos, concursos, provas e qualquer outra atividade de natureza cultura, desportiva ou de lazer e, ainda, para o exercício de atividades equestres ligados ao turismo, trabalho, policiamento ou de auxílio terapêutico.

A medida permite o trânsito livre de equinos e muares no estado de Goiás, em conformidade com normas e regras estabelecidas pela Agrodefesa, especialmente no quesito sanidade animal.

No caso do Passaporte Equestre, um documento único é utilizado para identificação, rastreabilidade, controle sanitário e trânsito intraestadual de equídeos no estado de Goiás, disponibilizado ao produtor a partir da identificação individual dos animais e emissão da taxa de licenciamento anual, condicionado à regularidade da propriedade e dos exames negativos de Anemia Infecciosa Equina (AIE), além da vacinação de influenza.

“Considerando a participação nestes eventos como importante ferramenta para disseminar boas práticas e levar as ações do Governo de Goiás mais diretamente para a população, vamos divulgar o Passaporte Equestre no Encontro de Comitivas”, reforça a gerente de Educação Sanitária da Agrodefesa, Telma Gonzaga.

Segundo ela muitos criadores já têm conhecimento a respeito dessa facilidade oferecida pela Agrodefesa, mas a agência visa aproveitar este momento em que tantas comitivas estarão reunidas para explicar melhor os benefícios, como facilidades de deslocamento frente a um documento único.

FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO DOS ANIMAIS PARTICIPANTES

A Agência também participa do evento na fiscalização do trânsito dos animais participantes. Para entrada no evento, são exigidos documentos sanitários como o exame negativo para Anemia Infecciosa Equina (AIE) e atestado de vacinação contra influenza equina, além da Guia de Trânsito Animal (GTA) ou o próprio Passaporte Equestre, que reúne esses documentos e permite a circulação de animais dentro do Estado sem a necessidade da GTA.

“Há alguns meses, temos intensificado as orientações aos pecuaristas, criadores de muares e asininos, sobre as exigências sanitárias para o deslocamento destes animais”, pontua o gerente de Fiscalização Sanitária da Agrodefesa, Janilson Júnior.

“É importante que sejam observadas e cumpridas exigências como o exame de AIE e o atestado de vacinação contra a influenza equina, porque isso garante que animais saudáveis de outros produtores não sejam contaminados por algum participante doente. É um dos papéis da Agrodefesa agir nestes eventos agropecuários para fiscalizar a questão da sanidade dos animais participantes”, finaliza.

Na programação do Encontro de Comitivas estão previstas a entrada de animais e comitivas, desfile de muares, escolha da mulher muladeira, concurso de traia e competições, como de trançador e berrante.

Também estão previstas provas de laço em dupla, morfologia, marchas, pega do garrote, tambor, rédea e ranch sorting e, ainda, queima do alho e show de encerramento.

Editado por Hosana Alves via Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Deixe um comentário