Home Destaques Caiado garante que Goiás está pronto para redistribuir a vacina aos municípios

Ministério da Saúde negocia aquisição de 300 milhões de doses e espera aval da Anvisa. “São 27 governadores com um só propósito, a volta à normalidade”, disse Bolsonaro. “Mensagem é de esperança”, resumiu governador ao final da solenidade. Estado adquiriu equipamentos de proteção individual, seringas e agulhas para dar início à imunização

Publicado: 17.12.2020

Governador Ronaldo Caiado participa do lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, em Brasília: “Nenhum Estado começa na frente do outro e governo federal será responsável pela distribuição”. (Foto: Hegon Corrêa)

O governador Ronaldo Caiado assegurou que o Estado está pronto para iniciar a imunização dos goianos contra a Covid-19 e que está avançado o trabalho para organizar a logística necessária por meio do aplicativo Dados do Bem, lançado pelo Executivo em julho deste ano. “No momento em que o governo federal nos entregar a vacina, nós imediatamente faremos a redistribuição aos municípios, de acordo com os grupos de risco”, disse nesta quarta-feira (16/12). A declaração ocorreu após apresentação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, feita pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no Palácio do Planalto.

Durante entrevista coletiva, Caiado informou que o governo estadual já tomou iniciativa e adquiriu todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários, além de seringas e agulhas. “Temos experiência grande na distribuição das vacinas, os postos estão todos ativados”, garantiu. O governador também disse que a mensagem para o ano que vem “é de esperança, de um 2021 que possamos voltar às nossas tradições, festejos e convivência, que é a característica não só dos goianos, mas de todos os brasileiros”.

O governador elogiou a postura do governo federal em anunciar detalhes sobre a logística para a vacinação em todo o território nacional, que conta com critério de entrega proporcional à população de cada região. “Nenhum Estado começa na frente do outro. O governo federal será responsável pela distribuição”, pontuou. Atualmente, o Ministério da Saúde negocia a aquisição de 300 milhões de doses. No entanto, o cronograma só será definido mediante aprovação e registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na solenidade, Bolsonaro adotou um discurso de união e esperança. “São 27 governadores com um só propósito, o bem comum, a volta à normalidade”, disse. O presidente declarou que assinará, ainda nesta semana, uma Medida Provisória (MP) que vai liberar R$ 20 bilhões para a aquisição das doses. Nesse sentido, destacou o papel fundamental da Anvisa “na decisão de qual vacina deve ser apresentada de forma gratuita e voluntária para todos os brasileiros”.

Sobre a logística, o ministro da Saúde frisou: “Todos os entes da Federação serão tratados de forma igualitária, proporcional, não haverá nenhuma diferença”. Pazuello referiu-se ao plano lançado como um “guarda-chuvas”, que abrange várias etapas do planejamento, como a definição de grupos prioritários, a logística dos Estados e a efetiva execução da vacinação pelos municípios. “Estamos no caminho certo, no momento certo”, salientou. “Nós, brasileiros, vamos ganhar essa guerra. O Brasil imunizado é o nosso objetivo”, pontuou.

Atualizado “conforme surgimento de novas evidências científicas”, o plano apresentado pelo Ministério da Saúde prevê quatro grupos prioritários, que serão os primeiros a ter acesso ao imunizante. Faz parte desse público-alvo cerca de 50 milhões de brasileiros, entre idosos, profissionais da saúde e da segurança pública, indígenas e pessoas com comorbidades. Em seguida, começará a etapa que engloba a população em geral.

Dados do Bem

No final da tarde, após reunião no Ministério da Saúde, o governador deu mais uma entrevista coletiva e informou que, em Goiás, está avançado o trabalho para que o aplicativo Dados do Bem seja utilizado para organizar a vacinação contra a Covid-19 no Estado. “[Ele] pode dar um melhor ordenamento e distribuição das pessoas que serão vacinas de acordo com seu grupo de risco”, afirmou.

O aplicativo foi lançado no dia 22 de julho deste ano com o objetivo de ampliar a testagem, além da promoção do rastreamento e do monitoramento de pessoas com suspeita ou diagnóstico de Covid-19. A ferramenta coleta informações que balizam a aplicação do RT-PCR, exame que identifica o coronavírus no período em que está ativo no organismo humano.

Fonte: Secom-GO 

Deixe um comentário