Home Destaques Opinião: O meu VOTO… a minha SOBERANIA!

Por fim, registra-se a grandeza do tema com a seguinte redação: “Contagem Pública dos Votos – a única forma de garantir a soberania popular”.

Publicado: 07.06.2021

Boa parte de nossos leitores foi às urnas no dia 15 de novembro de 2020 e votou, em especial, em seus preferidos – prefeito(a) e vereador(a) -, “confirmando” na urna eletrônica o voto em prol dos escolhidos.

É uma assertiva verdadeira!

Mas será que a soberania do cidadão foi exercida em toda a sua plenitude?

E o que é SOBERANIA?

Primeiramente, cabe citar o Parágrafo Único do Artigo 1˚ da Constituição Federal (1)  (CF), que estabelece que o poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes. Ainda, o que a CF registra em seu Art. 14: “A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei […].”.

Sendo assim, pode-se afirmar que soberania é a vontade do povo, sendo emprestada aos eleitos; e que, por certo, a soberania é oriunda de cada cidadão e concedida, de forma democrática, a outros cidadãos.

Bem! Mas é possível auditar o seu voto? Ou a “prova dos 9” deve ser deixada de lado e, simplesmente, dar-se crédito cegamente à máquina de votar?

Pense nisso! E é por isso que podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

E no caminho de se discutir o assunto, o Portal e-Cidadania do Senado federal registra a Consulta Pública sobre a Sugestão n˚ 9 de 2018, tratando do “Voto impresso em 100% das urnas” (2). Nessa consulta, com resultado apurado até 6 de junho de 2021, o SIM pelo voto impresso vence com pequena margem.

Você, leitor e eleitor, tem interesse no tema?

Acesse, pesquise e vote!

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=132598

Será o primeiro passo para exercer sua soberania de forma plena!

Mas é só isso que se quer? Não!

E surge o Projeto Voto Conservador (3), que nasceu na cidade de Belo Horizonte (MG), com o objetivo de colocar duas pessoas capacitadas em cada seção eleitoral do país; convergindo para um movimento coordenado e coletivo com o objetivo de que você, cidadão, “SEJA UMA VOZ DO VOTO IMPRESSO E AUDITÁVEL NA SUA CIDADE!”.

Vale verificar em:

https://votoconservador.com.br/

Pois podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

E deixando de lado qualquer outra questão filosófica sobre o tema, o que vale é a ação popular na garantia de sua SOBERANIA. Afinal, o seu voto… a sua soberania!

Por fim, registra-se a grandeza do tema com a seguinte redação:

“Contagem Pública dos Votos – a única forma de garantir a soberania popular”.

Pesquise, converse com seus amigos, pergunte, argumente, participe… é uma boa forma de você garantir a qualidade do seu voto, que é a máxima expressão de sua soberania!

Então… fica o desafio!

Pois podemos fazer mais, podemos prosperar mais!

 

Brigadeiro Bragança

Comandante da Base Aérea de Anápolis em 2008-2009

 

Deixe um comentário