Home Destaques Caiado inaugura postos do Mais Empregos e do Mais Crédito em Anápolis

Nova unidade do Mais Empregos no DAIA é fruto de parcerias para que goianos ocupem vagas de trabalho. Cooperação assinada nesta terça-feira (19) também possibilita intermediação de oportunidades na indústria. Já em espaço instalado com apoio da prefeitura, empresários têm acesso a serviços, como consultoria financeira, auxílio para abertura de MEI e linha de crédito da GoiásFomento

Publicado: 20.10.2021

Foto: Wesley Costa

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta terça-feira (19), em Anápolis, um posto Mais Empregos dentro do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), iniciativa da Secretaria de Estado da Retomada em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego).

Também entregou um posto Mais Crédito no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (Ceitec), em colaboração com a Prefeitura de Anápolis. No local, a GoiásFomento disponibilizará R$ 10 milhões para que pequenos empresários do município possam realizar empréstimos com juros subsidiados pelo Governo de Goiás.

“Precisamos acreditar na capacidade de produzir, de gerar emprego e superar as dificuldades. Todas as ações são pra dar condições de investimento e tornar Goiás mais competitivo”, afirma o governador.

A nova unidade Mais Empregos busca solucionar o desencontro entre oferta e demanda por mão de obra qualificada. O objetivo é receber currículos, captar vagas, prestar informações e matricular interessados em cursos de capacitação e qualificação profissional oferecidos pelos Colégios Tecnológicos (Cotecs) e parceiros.

Para isso, foi assinado ainda um termo de cooperação entre a Retomada e a Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), para intermediação de oportunidades nas indústrias do Daia. No ato, foram divulgadas mais de 300 vagas em Anápolis, sendo 163 só no distrito.

Para Caiado, o desemprego é o aspecto mais desafiador neste momento pós-pandemia, mas que o Estado está empenhado em oferecer novas perspectivas àqueles que perderam suas fontes de renda, seja por demissões ou até fechamento de empresas.

“É hora de cuidar disso com muita atenção, como nós cuidamos de salvar vidas”, justificou Caiado. “É uma somatória de esforços, em total sinergia, para dar a estas pessoas uma qualificação específica para aquilo que é demanda e, ao mesmo tempo, conciliar quem quer o emprego com quem deseja empregar”, pontuou o governador.

O secretário da Retomada, César Moura, explicou que o posto vem resolver um entrave de mais de 20 anos. “Quando criamos o Mais Empregos, nossa ideia era fazer junção entre as vagas de emprego que ficavam no Sine [Sistema Nacional do Emprego] e as qualificações, que ficavam nos Itegos [Instituto Tecnológico do Estado de Goiás]. Com a criação da Secretaria da Retomada, eles passaram a estar em uma mesma superintendência”, detalhou. “O governo está investindo alto para resolver esse problema de anos, de falta de qualificação em nosso Estado”, argumentou.

O novo serviço vai resolver outro inconveniente que havia no distrito. “Ando aqui há muitos anos, tenho muitos amigos e sempre vejo jovens transitando, distribuindo currículos, empresa a empresa, no sol, na chuva, com dificuldade de serem recebidos”, relatou o deputado estadual Amilton Filho.

“Agora os empresários vão poder trazer as vagas que estão disponíveis e solicitar qualificação profissional. Isso tudo sem custo, tanto para trabalhadores, quanto para os empregadores”, apontou César Moura. Para Caiado, são ações que impactam diretamente o Daia que, na avaliação do governador, “só sobreviverá se tivermos um pensamento maior, aglutinador das ideias”.

Oportunidades

Após a integração do Sine ao programa Mais Empregos, a média de vagas de trabalho passou de 350 para 4 mil por mês, com salário de até R$ 5 mil. O programa também oferece acesso a consultoria financeira e de planejamento, via Sebrae Goiás. Já foram abertos 40 novos postos do Mais Empregos, em parceria com Vapt Vupt e prefeituras, totalizando 104 unidades do programa em todo o Estado.

“O mercado de trabalho está andando muito rapidamente. Novas profissões e demandas estão sendo geradas”, observou o presidente executivo da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Edwal Portilho, o Chequinho. Neste sentido, exaltou o esforço conjunto do Estado e iniciativa privada para “calibrar os cursos, atender demandas das indústrias e favorecer os goianos com trabalho”.

Empreendedorismo

Já no espaço do Mais Crédito no Ceitec, os empresários terão acesso a diversos serviços, como consultoria financeira, auxílio para abertura de MEI, linhas de crédito da GoiásFomento, além dos outros disponibilizados de forma remota no programa. “Existe um espírito no cidadão que é empreendedor que não podemos deixar, em hora alguma, que seja desestimulado, desativado”, disse Caiado.

A ideia é que a estrutura ofereça condições para recuperar empresas e, assim, manter os empregos, resultando na retomada econômica e social. “Vai atender principalmente quem busca crédito com juros justos. Aqui temos uma taxa zero, 100% subsidiada pelo Fundo de Equalização do Estado de Goiás, criado ano passado por iniciativa do governador e aprovado pela Assembleia”, afirmou o presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar.

“Se você é um empresário e está com alguma dificuldade gerada pela pandemia, aqui neste posto terá todas as ferramentas para renegociar débito, apoio dos cartórios e uma câmara de conciliação para instrumentalizar o acordo e retirar pendências”, detalhou César Moura. O local também possui coworking, consultoria e apoio para microempreendedores individuais (MEIs).

Presença

Estavam presentes nos eventos o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira; reitores da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Antônio Cruvinel, e Carlos Hassel Mendes da Silva (Unievangélica), e vice-reitora da Universidade Federal de Goiás, Sandramara Chaves; diretora-geral do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis, Katia Cilene Costa Fernandes; ex-deputado Valdivino de Oliveira; superintendente Wilson Gomes (Secretaria de Indústria e Comércio/SIC); diretor técnico da Companhia de Distritos Industriais de Goiás (Codego), Fabiano Lopes de Mendonça.

Também o administrador do Daia, Marlon Caiado; representantes Baltazar Santos (Associação Comercial e Industrial de Anápolis/Acia) e Anastácio Apóstolo Dágios (Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás/Comdefesa-GO); comandantes Coronel Paulo Roberto de Oliveira (3º Comando Regional da Polícia Militar/CRPM) e tenente-coronel Altieri Araújo de Oliveira (3º Batalhão Bombeiro Militar/BBM); e a microempreendedora Ronanira Barbosa.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

Deixe um comentário