Home Destaques Saúde reforça a necessidade de vacinação contra poliomielite e atualização do cartão

Campanha nacional vai até 9 de setembro e em Anápolis mais de 40 postos estão abertos de segunda a sexta-feira

Publicado: 30.08.2022

A meta do Ministério da Saúde com a campanha nacional de multivacinação e contra a poliomielite, que vai até o dia 9 de setembro, é atingir alta cobertura vacinal para que doenças erradicadas não voltem a ser registradas no país. Em Anápolis, são mais de 40 postos de vacinação, incluindo seis unidades em funcionamento até as 21h e escala nos distritos, povoado de Branápolis e Vila São Vicente (veja relação abaixo).

“Montamos uma estratégia para atender as regiões e garantir a imunização de crianças e adolescentes. Precisamos que os pais ou responsáveis levem seus filhos para vacinar. Muitas doenças são prevenidas com a vacina”, reforça Mirlene Garcia, da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela campanha no município.

O levantamento feito Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) fundamenta o apelo da diretora da pasta. A última vez que a meta de aplicação de doses foi atingida ocorreu em 2015, quando a cobertura alcançou 98,29% das crianças nascidas naquele ano. Ainda conforme o estudo do SI-PNI, no ano seguinte a cobertura caiu para menos de 90%, chegando 84,19% no ano de 2019. Em 2020, a pandemia de Covid impactou a cobertura de diversas vacinas, e esse imunizante chegou a apenas 76,15% dos bebês. Em 2021, que ainda pode ter dados lançados no sistema, o percentual ficou abaixo de 70% pela primeira vez.

Além da poliomielite e atualização de cartão de vacinas para crianças e adolescentes, a imunização contra a covid também está em andamento em Anápolis, inclusive com a liberação da quinta dose ou terceiro reforço para imunossuprimidos. Confira locais e informações sobre a vacinação contra a covid em anapolis.go.gov.br/vacinacao-em-anapolis/. “As vacinas poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais do Calendário Nacional na população a partir de três anos. Também não há necessidade de aguardar intervalo mínimo entre a vacina contra a covid e outras da campanha”, explica Mirlene Garcia.

Imunização

As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Veja onde encontrar vacinas (de segunda a sexta):

Unidades com funcionamento das 8h às 21h:

Bandeiras
Anexo Itamaraty
Recanto do Sol
Bairro de Lourdes
Filostro Machado
Vila União

Unidades com funcionamento das 8h às 16h:

Unidade Dr. Ilion Fleury (Jundiaí)
João Luiz de Oliveira
Adriana Parque
Arco-Íris
Arco Verde
Calixtolândia
Calixtópolis
Jardim Guanabara
Tropical
Jardim Suíço
JK
Munir Calixto
Parque dos Pirineus
São Carlos
Santo Antônio
São José
São Lourenço
Vila Fabril
Vivian Parque
Vila Norte

Unidades volantes:

Segunda-feira
Santa Maria de Nazareth
Santa Isabel
Jardim das Américas

Terça-feira (conforme escala):
Interlândia
Souzânia
São Vicente
Branápolis
Goialândia
Joanápolis

Quarta-feira:
Vila Formosa
Dom Manoel
Vila Esperança

Quinta-feira:
Maracananzinho
Maracanã
Alexandrina

Sexta-feira:
Jardim Esperança
Paraíso
Abadia Lopes da Fonseca

Deixe um comentário