Home Destaques Hélio Lopes se filia ao PSDB e mira prefeitura de Anápolis

Advogado, ex-presidente da Apae e do Ipasgo, o pré-candidato é bastante articulado e conta com o apoio do ex-governador Marconi Perillo, líder tucano em Goiás

Publicado: 25.10.2023

Anápolis – O advogado Hélio Lopes, que já presidiu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Anápolis e o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), anunciou sua filiação ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no dia 28 de outubro, na convenção estadual da sigla na Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia. Na ocasião, ele também deve lançar sua pré-candidatura a prefeito de Anápolis nas eleições de 2024. A mudança partidária foi acertada com o ex-governador Marconi Perillo, que também é presidente estadual do PSDB e maior nome da sigla em Goiás e também com o presidente do partido em Anápolis, o ex-prefeito e empresário João Gomes.

Hélio Lopes tem 59 anos e é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis, antiga Fada, em 1987. Ele atua há 36 anos na advocacia, mas nunca cobrou pelos serviços prestados a pessoas físicas. “Eu sempre pratiquei o voluntariado e a filantropia, fazendo doações anônimas pela cidade”, afirma. Sua história com a Apae começou em 1999, quando foi convidado pelo então presidente da instituição, Vandir Estácio Maia, a se tornar uma liderança no movimento apaiano. Ele aceitou o convite e passou por diversos cargos na entidade, até chegar à presidência, que ocupou por duas vezes. Ele é o dirigente mais longevo da história dos 54 anos da Apae de Anápolis. Sob sua gestão, a Apae ampliou sua estrutura física e seus serviços de reabilitação intelectual, física, auditiva, visual e de doenças raras.

Ele também foi responsável por captar recursos para a construção do novo prédio da instituição, que custou R$ 7,4 milhões e foi inaugurado em dezembro de 2019. Além disso, ele foi vice-presidente da Federação Estadual das Apaes e diretor financeiro da Federação Nacional das Apaes. O provável pré-candidato também tem experiência na administração pública. Foi presidente do Ipasgo no governo de Ronaldo Caiado (DEM), entre 2020 e 2021 tendo conseguido equilibrar as contas do instituto, que atende mais de 600 mil servidores estaduais e seus dependentes. Também foi dirigente da Associação Atlética Anapolina, clube de futebol da cidade.

Relação com Marconi Perillo

Hélio Lopes afirma que sua decisão de se filiar ao PSDB foi motivada pela admiração que tem pelo ex-governador Marconi Perillo, que governou Goiás por quatro vezes (1999-2002, 2003-2006, 2011-2014 e 2015-2018). “Perillo foi um gestor moderno, inovador e visionário, que transformou o estado com obras de infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento econômico, tendo sempre apoiado a Apae e outras entidades filantrópicas, reconhecendo o papel social que elas desempenham”, declarou o advogado.

Hélio afirma ter o aval de Perillo para disputar a prefeitura de Anápolis pelo PSDB e que conta com seu apoio político e eleitoral. Ele afirma que pretende seguir o exemplo de Perillo na gestão municipal, priorizando as áreas sociais e buscando parcerias com os governos estadual e federal. A filiação de Hélio Lopes ao PSDB vai ocorrer no dia 28 de outubro, um sábado, durante a convenção estadual do partido na Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia e diz que espera contar com a presença de vários filiados, políticos e amigos que simpatizam com seu projeto para Anápolis. Ele afirma que muitas pessoas que não têm filiação partidária, mas que gostam do seu nome, também estarão presentes no evento para prestigiar sua filiação. “Se for o desejo do PSDB e a vontade de Deus, eu serei o pré-candidato do partido na cidade de Anápolis”, declara.

Segundo Hélio, se eleito, sua atuação será muito ligada à área de assistência social, na qual tem uma certa bagagem e conhecimento. Ele também diz que está preocupado com a situação financeira do município, que tem feito vários empréstimos que podem comprometer as futuras gestões. Ele diz que pretende montar um programa de governo para o enfrentamento das dívidas que Anápolis terá após a atual gestão. Também afirma que quer fazer uma administração diferenciada da atual, principalmente nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Propostas para Anápolis

Hélio Lopes diz que ainda está elaborando seu plano de governo para Anápolis, mas adianta que, sendo o nome indicado para a disputa, já existem algumas propostas que pretende defender na campanha eleitoral. Entre elas estão:

 

– Ampliar a oferta de vagas em creches e escolas municipais, garantindo educação integral e de qualidade para as crianças.

– Fortalecer a rede de saúde pública, com mais médicos, enfermeiros, equipamentos e medicamentos, além de implantar um hospital municipal e um centro de referência em saúde mental.

– Incentivar o desenvolvimento econômico, atraindo novas empresas e indústrias para o município, gerando emprego e renda para a população.

– Investir em mobilidade urbana, melhorando o transporte coletivo, as vias públicas, as ciclovias e as calçadas, facilitando o deslocamento dos cidadãos.

– Valorizar a cultura, o esporte e o lazer, apoiando os artistas locais, os clubes esportivos e as entidades recreativas, promovendo eventos e atividades para todas as idades.

– Aumentar a participação popular na gestão municipal, criando conselhos, fóruns e audiências públicas para ouvir as demandas e as sugestões da sociedade civil.

“Estou confiante em minha pré-candidatura e que espero contar com o apoio dos anapolinos. Tenho experiência, competência e compromisso para fazer uma administração eficiente, transparente e voltada para o bem-estar da população”, completa.

Deixe um comentário