Home Destaques Estudantes do programa Integração participam da abertura da Semana do Museu

Durante toda a semana, Museu Histórico de Anápolis terá programação especial

Publicado: 14.05.2024

Na próxima sábado (18) é comemorado o Dia Internacional do Museu e, para celebrar a data, a Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria de Integração, está promovendo a Semana do Museu até o dia 17, com programação em todos os dias no Museu Histórico de Anápolis Alderico Borges de Carvalho. A abertura aconteceu nesta segunda-feira, 13, e contou com a participação dos estudantes da Escola Municipal Clovis Guerra, que fazem parte do programa Integração.

Assim que chegaram no museu, os alunos receberam uma breve explicação sobre a importância da visita e, logo em seguida, fizeram um tour guiado pelo espaço. Yasmim Silva Ribeiro, de 9 anos, disse que foi uma experiência incrível conhecer um museu. “Sempre tive a curiosidade de saber um pouco da história de Anápolis e a parte que mais gostei foi a das roupas antigas que eram usadas pelas pessoas da época.”

Júlia Rodrigues Costa, de 9 anos, disse que vai levar todos os conhecimentos que adquiriu na visita para ensinar os pais. “Antes de vir aqui fiz uma pesquisa na internet para ter uma ideia do que iria encontrar, mas tirei a conclusão que a visita no próprio local é bem mais interessante porque podemos ver de perto todos os objetos que as pessoas aqui de Anápolis usavam na época passada. Com certeza vou voltar com minha família.”

“Essa é a primeira vez que nós estamos comemorando o Dia do Museu. E nós elaboramos uma programação para que todos possam conhecer nossa história mais de perto. A gente precisa conhecer um pouco do passado pra gente poder entender o nosso presente e poder construir um futuro. Temos que valorizar o nosso passado e os museus históricos estão aqui pra isso”, pontuou a diretora de Cultura, Delvanira Bernardo Silva.

A diretora do programa Integração, Marta Sabbag, ressaltou a importância dessa visita para as crianças. “É um prazer estar no museu de Anápolis revivendo a história da nossa cidade, trazendo conhecimentos aos alunos. É um momento de aprender e reviver o que nossa cidade teve de bom. É um momento de conhecimento e de aprendizado que trazemos aos alunos do programa.”

Museu Histórico de Anápolis Alderico Borges de Carvalho
A edificação foi construída em estilo colonial, por volta de 1892, e ainda preserva as técnicas construtivas da época. Possui paredes de adobe e alvenaria de tijolo, estrutura das paredes de madeira pauBrasil e aroeira, piso tábuas de madeira e pequena parte de cimento queimado. A estrutura da cobertura também em pau-Brasil, com cobertura de telhas de barro colonial e forro de madeira, contendo 14 cômodos.

Situada na Rua Coronel Batista, número 323, a Igreja de Santana comprou a casa da família e usou primeiro como casa Paroquial, posteriormente, funcionou como colégio Paroquial Dom Bosco. Alderico Borges de Carvalho adquiriu da Igreja a antiga casa que pertenceu ao seu avô, com o intuito de preservar sua memória. Em fevereiro de 1971, a comissão organizadora do Museu Histórico, presidida por Jan Magalinski, recebe as chaves do local para a instalação do Museu em regime de comodato.

De 1971 a 1975 foi organizado o acervo doado pelas diversas famílias. Neste período, houve inúmeras atividades culturais no interior da antiga casa. Em julho de 1975 foi inaugurado e aberto à comunidade o Museu Histórico de Anápolis. O imóvel é tombado pela Lei Municipal nº 1.824 de 03 de janeiro de 1991 e aberto para visitações em horário comercial.

Programação
14/05 (terça-feira):

  • Aberto ao público das 8h às 17h
    15/05 (quarta-feira):
  • Aberto ao público das 8h às 17h
  • 9h: Palestra e tour guiado com alunos da Escola Municipal Inácio Sardinha de Lisboa
    16/05 (quinta-feira):
  • Aberto ao público das 8h às 17h
  • 9h: Palestra sobre cinema com uma professora da UEG (Documentário: Do Gramofone à Grande Tela)
    17/05 (sexta-feira):
  • Aberto ao público das 8h às 17h
  • 14h: Apresentação da Escritura do Museu, tour guiado com alunos do Colégio Municipal Josephina Simões, CMC, COMPHICA, ULA

Deixe um comentário