Centro de Zoonoses emite alerta sobre aumento de casos de doença que afeta animais e humanos

Em casos de suspeita da doença, a orientação é que os cuidadores busquem ajuda veterinária, para iniciar o tratamento (Foto: Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis)
De acordo com a Gerência de Controle de Zoonoses, nos últimos dias foram registrados sete casos positivos em felinos e cinco casos em humanos.
Sintomas da doença
É importante ficar atento aos sintomas mais comuns em gatos contaminados pela doença, podendo ser, feridas que não cicatrizam, especialmente no focinho, patas, cauda e orelhas. Também podem apresentar inchaços, secreção purulenta, emagrecimento, apatia e espirros.
Em humanos os sintomas costumam começar com feridas na pele que se apresentam como nódulos, os quais aumentam progressivamente, podendo haver também, dor, vermelhidão e inchaço no local. Em casos mais graves, a infecção pode atingir os olhos, ossos e órgãos internos.
Formas de prevenção
Para prevenir a esporotricose, é importante tomar algumas medidas como evitar o contato direto com feridas de gatos desconhecidos ou doentes, usar luvas e proteção adequada sempre que for manusear terra, plantas ou animais suspeitos.
Em casos de suspeita da doença, a orientação é que os cuidadores busquem ajuda veterinária, para iniciar o tratamento. Além disso, outras medidas podem contribuir com a prevenção, como manter os gatos dentro de casa, longe de brigas e do contato com outros animais e ficar atento caso perceba alguma ferida estranha no animal, que neste caso, deve ser levado imediatamente ao veterinário.
O Centro de Controle de Zoonoses realiza a coleta de material para exame de esporotricose de forma gratuita. Em casos de suspeitas no seu animal de estimação, envie uma mensagem para o número (62) 3313-1336, para realização de coleta e diagnóstico da doença.