Home Destaques Começa barraquinha de Sant’Ana, padroeira de Anápolis

Teve início na quinta-feira (21.jul.2016) a Festa de Sant’Ana. As festividades em comemoração à padroeira de Anápolis ocorrem na Praça Sant’Ana, ao lado da paróquia de mesmo nome, na região central da cidade, todos os dias a partir das 19h. A festividade prossegue até o dia 26.

Na terça-feira (26.jul.2016), Dia de Sant’Ana, haverá uma programação dedicada à data durante todo o dia, começando às 5h da manhã com a Alvorada Festiva e encerrando com a última noite de barraquinha, a partir das 19h. Também acontecerão missas e um café da manhã especial em homenagem a Sant’Ana.

História
A devoção a Nossa Senhora Sant’Ana influiu de forma inequívoca na fundação de Anápolis. A partir da construção de uma pequena capela, em 1871, por Gomes de Souza Ramos, formou-se a aglomeração urbana que se constituiria dois anos depois em Freguesia de Santana das Antas.

A outra versão que preserva um cunho mítico sobre o surgimento de Anápolis, conta que a fazendeira Ana das Dores de Almeida viajava de Jaraguá para Bonfim (atual Silvânia), quando em determinada etapa da viagem um dos muares de sua tropa (a mula que conduzia a imagem de Sant’Ana) desgarrou-se dos demais.

Localizado o animal, resultaram inúteis os esforços para fazê-lo retomar a marcha, o que levou a devota a interpretar o fato como se manifestação de que “a santa ali desejava ficar”. A viajante fez propósito de que mandaria construir uma capela no local onde seria introduzida a estátua sagrada. Essa determinação de Dona Ana das Dores foi concretizada por seu filho, Gomes de Souza Ramos, 11 anos mais tarde.

Deixe um comentário