Home Editoriais Esportes Dirigentes da Rubra e da TIT reforçam a ‘bancada da bola’

ORISVALDO PIRES

A composição da chamada ‘bancada da bola’ passa por alterações significativas na Câmara Municipal de Anápolis, a partir da significativa renovação verificada nas urnas nas eleições de 2 de outubro. Se na legislatura que ora se encerra o Anápolis foi contemplado com a presença de seu presidente executivo, Fernando Cunha (PSDB) – que não concorreu à reeleição – a partir de 2017 a Anapolina será representada na Câmara por seu presidente executivo, Leandro Ribeiro (PTB). Outros integrantes da diretoria tricolor também reforçavam a bancada do Galo no Legislativo, casos de Mauro Severiano (PSDB) e Paulo de Lima (PDT). O pedetista não conseguiu reeleição e vai desfalcar o time na próxima legislatura.

Se entre os 2.010 votos obtidos por Leandro Ribeiro estão parte significativa de torcedores colorados, o equilíbrio de forças na Câmara a partir de 2017 está contido na presença de Luzimar da Silva (PMN), dirigente da Torcida Independente Tricolor (TIT), respaldado por 1.265 votos. A bancada da Xata será formada por torcedores apaixonados como o ex-prefeito Antônio Gomide, Lisieux Borges e Luiz Lacerda, todos do PT; Amilton Filho (SD) e Jakson Charles (PSB); e do lado tricolor nomes como Jean Carlos (PTB) e Mauro José (PSDB), entre outros. É comum flagrar os vereadores comentando sobre futebol nos bastidores do Legislativo, inclusive cultivando uma rivalidade sadia de ambos os lados.

Leandro Ribeiro e Luzimar Silva, durante entrevista concedida ao programa Geração Esportiva, da equipe Geração do Esporte (Rádio Manchester) na segunda-feira, 3, revelaram que chegam à Câmara para representar toda a cidade, com atenção voltada às principais questões de interesse social e com propósito de fiscalizar a aplicação de recursos públicos, mas que também vão se dedicar aos projetos ligados ao esporte. Ambos acreditam que por meio dos variados projetos esportivos muitos dos problemas sociais que atualmente afetam especialmente crianças, adolescentes e jovens podem ser combatidos com eficiência.

O presidente da Anapolina reconhece que a condução do clube ao longo dos tempos é feita com inúmeras dificuldades e, ao longo do caminho, sempre contou com apoio de muitos abnegados, essenciais para a sobrevivência colorada. No entanto, acredita, o mandato de vereador pode ajudar no sentido de abrir novas portas e oportunidades. A influência política é importante no esporte, em todos os níveis. Segundo Leandro Ribeiro, é uma força a mais para buscar apoios, seja no âmbito público como privado. O momento é decisivo para o futuro do clube, já que até o final do ano deve receber seu Centro de Treinamentos, estrutura considerada divisor de águas na história da Xata. O desafio em 2017 é chegar bem na Divisão de Acesso e retornar à primeira divisão em 2018.

Há visivelmente pré-disposição de Leandro Ribeiro em somar forças ao colega de tribuna, o tricolor Luzimar da Silva, além dos demais desportistas com assento na Câmara Municipal, para fortalecer o esporte em todas as áreas. Além do profissional, também olhar para o esporte especializado, amador, varzeano, entre outros. Para Luzimar Silva essa somatória de forças é fundamental para que os projetos a serem trabalhados alcancem sucesso. O dirigente da TIT revela que, assim como o colega Leandro Ribeiro, entende sua missão de ser vereador de toda a cidade, mas deixa claro que atuará de maneira especial em favor de sua comunidade, a região do Jardim Calixtópolis e bairros próximos.

Como um dos fundadores da torcida organizada do Galo, Luzimar da Silva confirma que tem como meta ajudar a fortalecer a TIT e, consequentemente, colaborar para fazer crescer a torcida tricolor. De início já informa que vai comprar um ônibus – usado é claro – para transportar torcedores aos jogos do Anápolis na próxima temporada. No entanto, explica, o veículo também vai servir à comunidade religiosa que congrega em seu bairro, como forma de transportar os fiéis para atividades religiosas e sociais. Luzimar revela que, como é oriundo dos movimentos populares de bairro e diretor-presidente de um time que disputa o Campeonato Amador, dedicará atenção especial ao esporte nas comunidades e também às equipes amadoras da cidade.

Deixe um comentário