Home Geral O que é ser servidor público | por Degmar Jacinto Pereira

Graduado em Direito com especialidade em Direito do Trabalho e MBA em Gestão Pública, aos 24 anos assumi como Delegado do Ministério do Trabalho da cidade de Anápolis; aos 28 fui Superintendente do Ministério do Trabalho em Goiás, cargo do segundo escalão do governo federal, atuei como conselheiro do Sesc, Senac, Sesi, Senai, Senar, conselheiro estadual do trabalho e de economia solidária, presidente do Cadsol, atuei ainda como conselheiro municipal dos direitos das crianças e dos adolescentes (CMDCA) em Anápolis, sou servidor publico federal concursado, professor universitário de direito do trabalho, presidente licenciado do Anápolis Futebol Clube, patrono da copa Sesc de 2018.

Como Superintendente do MTb em Goiás gerenciei um orçamento de mais de R$ 4 milhões por mês, entrei com meu CPF limpo e saí limpo, sem responder nenhum processo, sou ficha limpa. Em 2017 a frente do Ministério do Trabalho em Goiás coloquei mais de 7.000 adolescentes de 14 a 16 anos no mercado de trabalho, realizei o maior Dia D (dia da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho) empregando mais de 500 pessoas com deficiência em um só dia, presidi mais de 100 mesas de negociação coletiva entre empresas e representantes dos trabalhadores em Goiás que garantiram a continuidade do emprego de milhares de trabalhadores goianos, realizamos mais de 80 palestras esclarecendo duvidas de trabalhadores e empresários em Goiás sobre a legislação trabalhista.

Assumi a Superintendência do MTb em Goiás em julho de 2016 em meio a uma crise na emissão de carteira de trabalho em Goiás, há mais de 4 meses não se emitia o documento no estado e em 30 dias resolvemos o problema de uma vez, apenas 17 municípios em Goiás emitiam Carteira, passamos em dois anos para mais de 100 cidades, e demos continuidade durante a gestão no processo de expansão das unidades fabricadoras de carteira de trabalho que antes eram duas em Goiás. Deixamos o MTb com cinco unidades fabricadoras e uma pronta para ser instalada triplicando a capacidade de fabricação da carteira de trabalho e reduzindo o prazo de entrega do documento que antes era de até 30 dias, em algumas localidades, para até dois dias em alguns casos. Reinauguramos a maior agência de atendimento ao trabalhador em Goiás, localizada em Goiânia que estava fechada havia quase três anos.

Essa experiência me fez perceber que a gestão pública pode dar resultados e oferecer bons frutos a sociedade, garantir emprego, ou mesmo empregar pessoas dando a oportunidade de crescimento. É algo que não se mensura, ser servidor público pra mim é mais que um trabalho é um ato de amor ao próximo!

Deixe um comentário