Home Sem categoria Cidade Pró-Água marca Dia Mundial do Meio Ambiente

Programação está repleta de atividades voltadas para a conscientização da população; confira abaixo

Fonte: Prefeitura Municipal de Anápolis

Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Anápolis deu um salto exponencial no que diz respeito à preservação do meio ambiente. É que nesse período, inúmeros projetos começaram a ser desenvolvidos no município, entre eles o Pró-Água; Cidadania Ambiental; Coleta Legal; De Olho no Meio Ambiente; Recicle Mais; Limpeza em Ação e Adote uma Praça. Estas ações, inclusive, renderam reconhecimento nacional e internacional. E, dando sequência a este importante trabalho, na quarta-feira, 5, acontecem atividades durante o encontro ‘Cidade Pró-Água’, em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente. Confira a programação abaixo!

Na ocasião, será lançado concurso de vídeo voltado a alunos matriculados nas 21 escolas municipais de Anápolis com alunos do 6º ao 9º anos. Os estudantes devem produzir um curta-metragem de, no máximo, 1 minuto e 30 segundos abordando o tema ‘Ciclo da Água’. A criatividade será o principal requisito. Os professores responsáveis por cada turma vão selecionar as melhores produções, que vão representar toda a classe.

Logo após, uma equipe técnica da Prefeitura votará nos três trabalhos mais inovadores. O concurso acontece por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano e busca conscientizar os alunos para que eles sejam protagonistas na preservação do meio ambiente.

A programação do evento conta também com apresentação da Banda da Ala 2 (antiga Base Aérea), exposição de estandes de faculdades (UniEvangélica, Anhanguera, Fama e UEG), além de exibição de animais taxidermizados (empalhados) e palestras com a médica veterinária Elisângela Sobreira com o tema “Plástico VS. Animais Aquáticos do Cerrado”.

A data
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado desde 1972 e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, além de alertar a sociedade sobre os perigos de negligenciar a tarefa de cuidar do mundo.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONGs. Por esse motivo, a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Anápolis em números:
25 mil mudas plantadas;
123 nascentes recuperadas;
1400 móveis velhos retirados das ruas;
36 bairros atendidos;
20 mil toneladas de entulhos recolhidos.

Premiações:
Prêmio de gestão ambiental;
Escolhida pelo MDR como cidade média modelo do Brasil;
Escolhida pelo Banco Mundial para participar da Plataforma Mundial de Cidades Sustentáveis.

 

Programação
Dia Mundial do Meio Ambiente
Data: 5 de junho
Local: Praça Dom Emanuel

8h45 – Apresentação da banda da Ala 2
9h – Lançamento do concurso de vídeo sobre o ciclo da água;
9h às 11h45 – Participação dos alunos da Escola Municipal Professor Jesus Duarte
9h às 11h45 – Estantes de faculdades

Data: 4, 5 e 6 de junho
8h às 14h – Palestras sobre ‘Plástico X Animais Aquáticos’ nas unidades de ensino: Lumen, Colégio Couto Magalhães, Colégio Delta e Cmei Anita Mafaltti.

Deixe um comentário