Home Editoriais Cultura Casa do Artesanato é reinaugurada e tem Edição especial da Feirarte

Programação que começou nesta segunda-feira, 29, se encerra no dia 31, data do aniversário de Anápolis

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Foto: Divulgação/Dircom

Muita emoção e alegria marcaram a reinauguração da Casa do Artesanato. A solenidade, realizada pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, contou com diversas autoridades e aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29, na Praça Bom Jesus. Após a reinauguração do espaço teve início também mais uma edição da Feirarte.

O público terá das 8h às 20h para conferir as novidades das associações e comerciantes locais. Produções em tecelagem, pedraria, sementes, barro, madeira e estão entre os trabalhos apresentados na feira. Cada peça tem em si uma riqueza, desde a matéria prima, passando pela técnica e chegando ao acabamento final. A iniciativa é apoiada pela Associação Cultural Artesanal e Social de Anápolis (Acasa) e Associação Ponto do Artesão.

Elza Pereira é artesã há mais de 10 anos e há apenas quatro meses faz parte da Associação Cultural Artesanal e Social de Anápolis (Acasa). Segundo ela, a iniciativa da Prefeitura é um avanço para os artesãos. “Trabalho com a fabricação de tapetes de barbante, nunca tinha tido um incentivo tão importante como este da Prefeitura de Anápolis, espero crescer e expandir ainda mais meu negócio”, disse Elza Pereira.

A coordenadora da Casa do Artesanato, Elaine Danilo disse que a reinauguração do local, marca uma nova etapa para os artesãos de Anápolis, pois representa valorização e incentivo. “Mais uma vez a administração municipal impulsiona a nossa classe e valoriza o nosso trabalho. Muito feliz e grata, falo isso em nome de todos os artesãos”, disse a coordenadora.

Feirarte

Além de representar fonte de renda para os artesãos e comerciantes, a Feirarte, por meio do artesanato, contribui com a identidade cultural do município e o fortalecimento da economia criativa. A secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro, explicou que a administração Roberto Naves tem trabalhado para incentivar os artesãos do município, além de oferecer condições de trabalho e oportunidades. “A Feirarte faz parte destes incentivos, é uma forma de estimular as vendas, a criatividade e a renda de cada família. Além, é claro, de uma ação que fomenta a cultura anapolina”, finalizou.

Casa do Artesanato

A Casa do Artesanato é uma forma da administração municipal contribuir com a preservação e o resgate da identidade cultural do município. Em parceria com entidades beneficentes, ela desenvolve trabalhos com o objetivo de promover a inclusão social e a geração de renda. Outra frente de ação da Prefeitura é o investimento setorial do Fundo Municipal de Cultura, que no último edital (2018) foi ofertado mais de R$ 40 mil na categoria “Cultura Popular, Patrimônio e Artesanato”, para projetos de formação, criação e circulação.

 

Deixe um comentário