Home Destaques Uso de máscara em Anápolis em locais abertos passa a ser opcional

Avanço da vacinação e melhora no cenário epidemiológico foram apontados como razões para as novas medidas

Publicado: 15.02.2022

Foto: Bruno Velasco

O uso de máscara em Anápolis passará a ser opcional em ambientes abertos, como praças, parques e ruas. A medida entra em vigor a partir da publicação de nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde no Diário Oficial do município, prevista para esta terça-feira, 15. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Roberto Naves, com a presença do secretário de Saúde, Júlio César Spíndola.

“Nós não estamos tirando a máscara das pessoas. Não será mais obrigatória. A pessoa que tem comorbidade ou resolveu por qualquer razão não se vacinar, a melhor forma de se proteger é com a máscara. Mas o cidadão, por exemplo, que está com três doses de vacina e quer fazer uma caminhada, uma corrida ou vai até uma praça que não tenha aglomeração, o uso da máscara precisa ser opcional”, disse o prefeito.

O documento da Secretaria de Saúde analisa que durante o avanço da variante Ômicron, entre os casos confirmados nos meses de dezembro e janeiro, “houve notória redução do número de atendimento nas unidades de saúde”. A isso, Roberto Naves atribuiu a ampliação da cobertura vacinal. “A Ômicron foi uma cepa mais branda porque a grande maioria da população já estava protegida. A vacina realmente salva vidas e nós precisamos continuar avançando com o processo vacinal”, explicou o prefeito, informando que o município realizará uma busca ativa para quem não deu andamento ao ciclo vacinal.

Outras medidas

Devido à queda na procura por atendimento específico para sintomas gripais, as unidades de saúde São Carlos, Vila Norte e Arco-Íris retornam com os serviços da atenção primária a partir de 21 de fevereiro. No mesmo dia, a testagem passa a ser feita nas unidades de referência contra a covid (Parque Iracema, Bairro de Lourdes, Vila União e São José). Consequentemente, a testagem em massa no Ginásio Internacional Newton de Faria deixa de acontecer.

Deixe um comentário