Ad
Home Últimas Notícias Goiás terá Dia “V” da vacinação contra Covid-19 no sábado

Foco é ampliar proteção de crianças e adolescentes, mas qualquer pessoa acima de 5 anos pode participar da ação, que será das 8h às 17h, em cerca de 750 postos. “Tem sido fundamental para não avançarmos nos casos de internações e óbitos”, diz governador sobre imunização

Publicado: 15.02.2022

O governador Ronaldo Caiado anunciou que Goiás fará o Dia “V” da Vacinação contra a Covid-19 no sábado, dia 19 de fevereiro. O principal objetivo da campanha é acelerar a imunização de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos.

No entanto, qualquer pessoa apta poderá procurar um dos cerca de 750 postos fixos espalhados por todo o Estado para receber a dose. “É Dia V: dia da vida, da vacina. Vamos fazer um grande mutirão”, pontuou o governador nesta segunda-feira (14/2).

Ronaldo Caiado, que também é médico, lembrou que a abrangência da imunização é extremamente necessária para conter a pandemia, por isso a importância da responsabilidade coletiva. “Quando se trata de criança, é uma deliberação familiar, dos pais. Precisamos conscientizá-los e mostrar que a vacinação tem sido fundamental para não avançarmos nos casos de internações e óbitos”, salientou ao dizer que, paralelo a isso, o Estado lança hoje uma campanha publicitária para incentivar a cobertura vacinal infantil.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) indicam que 726.580 pessoas entre 5 e 11 anos estão aptas a receber o imunizante contra a Covid-19 em Goiás. Até a última sexta-feira (11/2), 14,27% desse público-alvo recebeu a primeira dose. Há, ainda, 608.892 adolescentes de 12 a 17 anos que podem ser imunizados. Pelo último balanço, a cobertura vacinal dessa camada da sociedade é de 80,93%.

Caiado lamentou que o Brasil já tenha registrado 308 óbitos infantis e observou que vacinar crianças é um ato de amor e serve como barreira de proteção a elas, aos adultos e idosos de seu convívio. “Então, tenho pedido aos professores, às forças policiais, que são formadores de opinião, para que nos ajudem na conscientização”, disse no evento em que a Segurança Pública apresentou indicadores que mostram a redução de crimes violentos em Goiás pelo terceiro ano consecutivo.

O Dia V terá vacinas de todos os fabricantes autorizados no Brasil. A previsão é que pelo menos 1.250 pessoas estejam envolvidas na organização e execução da mobilização, que ocorrerá das 8h às 17h de sábado (19/2). Os interessados em receber a dose do imunizante devem, obrigatoriamente, apresentar documento pessoal. Para crianças de 5 a 11 anos, é necessário apresentar caderneta de vacinação, documento pessoal da criança, dos pais ou responsável legal.

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)

Deixe um comentário