Home Últimas Notícias UNESCO oferece curso on-line gratuito

Publicado: 04.07.2022

Fonte: SRH/3 – Por3º SGT Jordanna

A UNESCO e a Associação Internacional de Polícia (International Police Association – IPA) oferecerão um curso online gratuito e aberto (Massive Open Online Course – MOOC), em âmbito mundial, para policiais e membros de instituições judiciais e de segurança pública, sobre liberdade de expressão e segurança de jornalistas.

Este curso online gratuito com duração de cinco semanas ocorrerá das semanas de 11 de julho a 18 de agosto de 2022. Uma versão resumida do curso online estará disponível em árabe, chinês, francês, português, russo e espanhol.
O curso é fundamentado nas iniciativas de capacitação da UNESCO para agentes da lei, que, desde 2017, treinaram mais de 8,6 mil oficiais de segurança pública de 20 países nos temas de liberdade de expressão e segurança de jornalistas.

Esta iniciativa é baseada no manual de treinamento intitulado Freedom of Expression and Public Order (Liberdade de expressão e ordem pública, em tradução livre), e tem como objetivo permitir que as forças de segurança estejam mais cientes de suas obrigações legais de proteger os profissionais da mídia e melhorar as relações profissionais de trabalho entre esses dois grupos.

A UNESCO convida todas as instituições de aplicação da lei, órgãos de segurança pública, academias de polícia, policiais, jornalistas, acadêmicos e advogados de todos os países e todas as regiões que possam se beneficiar deste debate ao participar deste curso de treinamento.

A intenção é marcar um primeiro passo para a criação de uma rede mundial de autoridades policiais e de segurança pública com capacidades e conscientização reforçadas para promover e proteger a liberdade de expressão.

Portal de inscrição

Deixe um comentário