Home Últimas Notícias Escola em tempo integral é inaugurada em Goianira

Governador entrega primeiro Centro de Ensino em Período Integral (Cepi), em Goianira, que poderá atender até 500 estudantes no município (Foto: Cristiano Borges)

Primeiro Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) da cidade tem proposta inovadora, aliando vivências em laboratórios e atividades extracurriculares. Modalidade garante melhor desempenho escolar, mostra Ideb

Publicado: 02.08.2023

Para abrir oficialmente o segundo semestre letivo da rede pública estadual de ensino, o governador Ronaldo Caiado entregou, nesta terça-feira (1°/08), mais uma escola com padrão Século XXI. O novo Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Lázara de Fátima e Silva Flores fica no Residencial Florença, em Goianira, na região metropolitana de Goiânia. Esta é a primeira unidade nesse formato no município e tem capacidade para atender até 500 estudantes.

O terreno para a construção do colégio foi doado pela prefeitura e teve as obras iniciadas duas vezes, em 2012 e 2016, sem conclusão. Foi retomada e entregue na gestão Caiado.

“Estamos inaugurando um colégio padrão século XXI, com toda estrutura necessária. Nosso governo faz de tudo pela qualidade da educação. Tudo para dar dignidade aos estudantes”, destacou o governador Ronaldo Caiado ao lembrar o repasse, para toda rede de ensino, de uniformes escolares, tablet, chromebooks, óculos para leitura a estudante com deficiência visual, além do programa bolsa estudo.  

O Estado investiu R$ 5,3 milhões na construção do Cepi. A unidade conta com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, além de laboratórios de informática e química, pátio coberto e quadra poliesportiva também coberta.

“Temos aqui a melhor estrutura que uma escola pode oferecer para um aluno, para que ele possa ter qualidade educacional e os pais confiarem de que os filhos vão ser bem cuidados”, ressaltou a Secretária da Educação, Fátima Gavioli.

Com a unidade entregue em Goianira, Goiás possui agora 255 escolas de tempo integral. O investimento faz parte de um total de R$ 4 bilhões aplicados em educação em todo o estado desde 2019.

“Estamos criando outro momento, uma nova mentalidade na educação de Goiás. Professores, alunos e suas famílias se sentem respeitados e valorizados. Para essas crianças e jovens é algo que resgata a autoestima e os motiva a estudar. Possibilita que tenham a perspectiva real de amanhã serem profissionais em uma área técnica ou com curso superior”, salientou o chefe do Executivo goiano.  

Proposta inovadora

Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estudantes de escolas de tempo integral apresentam maiores taxas de aprovação e melhor desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. O foco do Cepi é o desenvolvimento integral do aluno, em todas as dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. Dessa forma, o aluno não participa somente de aulas teóricas, mas também de práticas de laboratório, projetos científicos e clubes juvenis, além de ser convidado a construir um projeto de vida.

O que foi reconhecido pela estudante da Cepi Professora Lázara de Fátima e Silva Flores Bianca Rosa Azevedo.

“Aqui será um lar que acolhe. Vai nos preparar para encarar o mundo lá fora e fazer dele um lugar melhor. A educação exige o maior dos cuidados, nunca é uma despesa e sim um investimento com retorno garantido. Obrigada ao governador Ronaldo Caiado pelo excelente investimento”, afirmou.

O prefeito de Goianira, Carlão da Fox, agradeceu Caiado pelo novo CEPI e por garantir na cidade outros dois colégios militares. “Só tenho gratidão. Reconheço o trabalho do governador pelo padrão oferecido a todos os alunos. Essa é a condição que ele oferece para que os alunos tenham um bom ensino”, frisou.

Volta às aulas

Cerca de 500 mil alunos da rede pública estadual de educação retornam às salas de aula nesta terça-feira (1º/08). A data marca o início do segundo semestre escolar, que terá 93 dias letivos. Para os próximos meses, a Seduc programa atividades de recomposição de aprendizagem dentro de um esforço do Governo de Goiás para que estudantes possam recuperar conteúdos perdidos durante o período de pandemia.

As escolas receberão cadernos do “Revisa Goiás”, que são ferramentas de apoio à aprendizagem de alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Também começam neste mês as aulas do Prepara Goiás, cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Deixe um comentário