Home Últimas Notícias SSP divulga balanço Operação Paz

Ação segue até o dia 31 de dezembro (Foto: Divulgação SSP-GO)

Publicado: 21.12.2023

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás divulga balanço das ações da Operação Paz, iniciada em setembro e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em Goiás, 39.839 ações já foram realizadas no âmbito da Paz, para reduzir as Mortes Violentas Intencionais.

A ação segue até o dia 31 de dezembro. No estado, as ações estratégicas são articuladas e monitoradas pela Gerência de Operações Integradas (Geoi), da Superintendência de Ações e Operações Integradas (Saoi).

OPERAÇÃO PAZ

Ao todo, foram realizadas 4.237 ações ostensivas, sendo 155 barreiras policiais, 3.052 pessoas e 1.030 veículos abordados. Foram apreendidas 335 armas de fogo, 5.889 munições e 5.069, 14 kg de drogas. Seiscentas e vinte e seis ações policiais foram orientadas pela inteligência e 770 mandados de prisão analisados e difundidos, totalizando 1.396 ações.

Em relação aos registros de prisões por Mortes Violentas Intencionais (MVIs), foram realizadas 608 no decorrer da operação, sendo 26 menores apreendidos em flagrante de ato infracional, 15 menores apreendidos por mandado de busca e apreensão, 340 presos em flagrante de delito, 222 presos por cumprimento de mandado de prisão. 281 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Ainda na Operação Paz, foram instaurados 561 inquéritos policiais, 491 inquéritos foram concluídos e remetidos com autoria e materialidade e 861 medidas cautelares foram representadas. O Corpo de Bombeiros Militar realizou 10.630 atendimentos, sendo 46 resgates de vítima e 10.584 vistorias em locais e estabelecimentos comerciais.

A Superintendência de Polícia Técnico-Científica realizou 820  ações entre perícias, exames e reprodução simulada. A Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) realizou 143 ações entre revistas estruturais e revistas gerais minuciosas.

INTEGRAÇÃO 

O secretário de Segurança Pública de Goiás, coronel Renato Brum dos Santos ressaltou, durante coletiva de imprensa, o trabalho efetivo de integração entre as Forças de Segurança estaduais e federais.

“São ações do Ministério da Justiça e alinhadas às orientações do governo estadual. Foi um trabalho muito grande com as outras Forças, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal”, disse.

Além de comentar os índices alcançados, o secretário também informou que as ações da SSP seguem para 2024 com mais reduções.

“Nós temos hoje a FICCO, que reúne as Forças com o objetivo de dar mais segurança à população do estado de Goiás. A redução das mortes violentas intencionais é um dos nossos carros-chefes. Além disso, apreendemos armas e drogas em ações em todo o estado. Essa operação finda em dezembro e continuaremos trabalhando na redução desses índices”, finaliza.

O delegado corregedor da Polícia Federal em Goiás, Ricardo Duarte, também ressaltou a integração. “No nosso escritório da FICCO, dentro da PF, nós temos todas as Forças de Segurança estaduais e federais. Para se ter uma ideia desta importância, na semana passada nós cumprimos mais de 46 mandados de prisão, busca e apreensão. Em Goiás, a PF atua de forma conjunta com as forças e instituições parceiras”, disse.

Sobre as ações policiais, o delegado informou que são feitas em fases e que os desdobramentos são apurados em cada uma delas. “As operações policiais são alcançadas por fases, estamos na primeira e certamente os desdobramentos virão”, destaca.

O delegado acrescentou que a parceria por meio da integração garante resultado nas ruas. “Goiás é um estado hoje totalmente seguro, é um estado onde a gente percebe em viagens, que a gente viaja muito, em que a população de outros Estados da Federação fala claramente: Goiás hoje é um estado muito tranquilo, e isso tem atraído pessoas para cá”, disse.

Editado por Kattia Barreto via Secretaria da Segurança Pública – Governo de Goiás

Deixe um comentário