Home Política Marconi faz discurso otimista contra crise vivida pelo País e Estado

Governador manifestou sua convicção no sucesso da atual administração, apesar das dificuldades vividas pelo País e pelo Estado

Durante lançamento da primeira etapa da campanha 2015 de vacinação contra a febre aftosa e do programa Gleba Legal, em Posse, na última quinta-feira (30), o governador Marconi Perillo (PSDB) manifestou sua convicção no sucesso da atual administração, apesar das dificuldades vividas pelo País e pelo Estado.

“Nós estamos apenas começando esse governo. Vivemos uma crise mundial e, principalmente brasileira, fortes. Nossas receitas caíram 15% de novembro para cá. Estamos ajustando as contas, como sempre fiz, mas tenho certeza que em pouco tempo vamos de novo transformar Goiás num canteiro de obras. Eu quero encerrar esse quarto governo com chave de ouro. Vai ser o melhor governo de todos os tempos na história”, afirmou o tucano.

Campanha
A primeira etapa 2015 da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa visa imunizar 10 milhões de animais do rebanho bovino e bubalino com até 24 meses de vida. O rebanho total hoje em Goiás está em torno de 21,8 milh
4000
ões de animais.

A campanha de vacinação este ano, coordenada pela Agrodefesa, inclui ainda a vacinação do rebanho contra a raiva bovina em 116 municípios em que há presença de morcegos transmissores. Desde o ano passado, a Agrodefesa tem importante instrumento de controle de vacinação, a Nota Fiscal Eletrônica. Ela foi instituída em novembro passado e permite o controle imediato do volume de vacinas adquiridas e a identificação de produtores que, por algum motivo, não fizeram a aquisição. Nos casos em que o produtor não aplicar a vacina, os fiscais da Agrodefesa vão a campo para a execução da vacinação assistida.

O programa Gleba Legal, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio de sua Superintendência Executiva de Agricultura, põe fim a uma situação que há décadas tem se revelado um gargalo administrativo (legalização das áreas de terras devolutas do Estado de Goiás), além de proporcionar a aceleração do crescimento em regiões menos desenvolvidas do estado. Ele vai facilitar ainda o acesso às linhas de crédito a demais programas sociais, como o fortalecimento de iniciativas vinculadas à Agricultura Familiar.

Programa
Ao discursar na solenidade, o secretário e vice-governador José Eliton disse que o Estado está destinando R$ 1 milhão este ano para o programa Gleba Legal, na sua concepção, “o maior programa de regularização fundiária em curso no Brasil”. O vice-governador destacou também que o lançamento da campanha de vacinação contra a aftosa, na região, significa o reconhecimento do governo à importância da pecuária do Nordeste goiano no cenário econômico do Estado. “O Vale do Paranã, que engloba municípios do Norte/Nordeste do Estado, tem hoje o terceiro maior rebanho bovino de Goiás”, lembrou.

Assim como o vice-governador José Eliton, o governador Marconi Perillo também recordou que Goiás está há 20 anos sem foco da doença e há 15 anos tem a certificação de zona livre com vacinação. “Estive em Paris, na França para buscar esta certificação no meu primeiro governo. Sei da importância e necessidade de preservamos essa conquista”, advertiu o governador.

Marconi reafirmou os cuidados que devem ser tomados para impedir um retrocesso. “Se tivermos apenas um foco de aftosa, nenhum país do mundo compra mais carne de Goiás. Se o estado cresceu nas exportações e no PIB, gerou muito emprego, entre outros fatores, foi por conta da abertura de mercados como o do Irã, Arábia Saudita, China, Japão etc. para a carne de Goiás”, observou Marconi.

Durante a solenidade, ele e o presidente da Faeg, José Mário, entregaram as primeiras doses da vacina, beneficiando os rebanhos das comunidades de Quilombos da região Nordeste. Foram entregues ainda ao gerente regional da Emater, Damásio Kenned, as chaves de dois veículos para serem usados na região.

Na ocasião, o governador sancionou a Lei que cria o Programa Gleba Legal, aprovado pela Assembleia Legislativa. Em seguida, a produtora Lucimar Conceição recebeu o primeiro titulo definitivo de domínio de terra das mãos do governador, representando todos os primeiros beneficiados pelo programa.

Deixe um comentário