Ad
Home Destaques Fica: “Discutir meio ambiente  é garantir o futuro das novas gerações”

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, abriu oficialmente a 17ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Durante o evento, que ocorreu na noite desta terça-feira (11) no Palácio Conde dos Arcos, José Eliton também representou oficialmente o governador Marconi Perillo.O Fica é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima).Ao dar as boas-vindas ao público presente, José Eliton ressaltou o trabalho da Seduce que, segundo ele, “prepara gerações para o futuro”. Também destacou a importância do festival para a preservação do meio ambiente e conscientização da sociedade. “O Fica tem reconhecimento nacional e internacional ao propor uma discussão sobre os caminhos que devemos seguir para assegurar um futuro mais sustentável para o nosso planeta. Isso também é garantir o futuro das novas gerações”, afirmou José Eliton.
“E é essa a reflexão que o governador Marconi Perillo vivencia pela realização deste festival”, acrescentou.Ainda sobre as discussões acerca de preservação, sustentabilidade e uso racional da água, o vice-governador mencionou os trabalhos realizados por várias secretarias de governo que, por meio de parcerias, capitaneam ações que fomentam o desenvolvimento em todas as regiões do Estado, mas, ao mesmo tempo, garantem a preservação do Cerrado, um dos principais biomas do País. “O governo do Estado tem a exata noção da importância e grandiosidade deste evento”, disse.Ao dar as boas-vindas ao vice-governador, que recentemente recebeu o título de cidadão vilaboense, a prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos (PT), ressaltou a parceria entre a administração do município e o Governo de Goiás. “O governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton são muito solícitos com a nossa cidade. O Fica é uma clara demonstração dessa saudável relação”, afirmou a prefeita.

Fica 2015
Após a abertura oficial do Fica, o vice-governador, acompanhado de sua esposa, Fabrina Müller, assistiu a uma apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e do cantor Marcelo Barra. Durante todos os dias do festival, 28 bandas e artistas goianos se apresentarão ao público que passar pela antiga Vila Boa.

No encerramento das festividades da abertura do 17° Fica, José Eliton participou do Fica na Comunidade, momento de interação com a população vilaboense. O evento ocorreu na Praça do Coreto, no centro histórico da cidade de Goiás. O vice-governador aproveitou o carinho do povo para tirar fotos e conversar com moradores da histórica cidade de Goiás.

Na edição de 2015 o Fica conta com 21 produções selecionadas para a Mostra Competitiva, dentre 327 inscritos; sendo 12 nacionais e sete goianos. O festival vai distribuir R$ 240 mil em premiações. Os filmes selecionados representam seis estados brasileiros e o Distrito Federal: Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Espírito Santo. Entre os países representados estão, além do Brasil, Venezuela, Suíça, França, Espanha, Reino Unido, Portugal e Índia.

A 17ª edição do Fica retoma a tradição de homenagear artistas goianos. Em 2015 é a vez de Frei Nazareno Confaloni, pintor muralista falecido em 1977, em Goiânia. Confaloni pintou 15 afrescos na Igreja do Rosário, na cidade de Goiás, idealizou a Escola Goiana de Belas Artes, onde lecionou pintura e desenho, e foi um dos fundadores da faculdade de Arquitetura da Universidade Católica de Goiás (UCG), atual PUC Goiás.

Deixe um comentário