Home Últimas Notícias Anápolis tem cinco mortes por dengue e 10,5 mil casos da doença...

LUANA CAVALCANTE

Anápolis registrou cinco mortes e 10.564 casos confirmados de dengue entre janeiro e novembro deste ano. A informação é do boletim elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde sobre a evolução da doença.

A gerente de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Érica Reis, informou que os dados vão até o dia 19 de novembro. Para combater a doença, o município realizou de 16 a 24 uma força-tarefa para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre zika e chicungunya.

“Quando fazemos esse trabalho percebemos que 80% dos focos do mosquito estão nas casas. A população tem que lembrar que todos os cômodos precisam ser devidamente vistoriados”, lembrou Érica Reis. Os agentes encontraram diversas caixas d’água sem tampa e quintais com recipientes acumulando água.

O boletim informa também que os setores com mais casos confirmados são Vila Jaiara, Boa Vista e o Centro. A força-tarefa contou com a participação de agentes de saúde, bombeiros e militares da Base Aérea de Anápolis (Baan). Foram visitados quase 197 mil imóveis.

Segundo a gerente de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, os dados ainda indicam um baixo risco para a população. “Temos um registro de 0,34 de casos de dengue, então significa que estamos controlando o mosquito”, observou.

A Postura e a Vigilância Sanitária também participam do combate à dengue. Caso a pessoa recuse que seu imóvel seja vistoriado, a multa é de R$ 1 mil para casa e R$ 1,5 mil para comércio.

Deixe um comentário