Home Últimas Notícias Festival Pint of Science leva ciência para locais inusitados

Festival tem o objetivo de democratizar o ensino de ciência e promover o encantamento com temas científicos

A aproximação entre ciência e a comunidade é o foco do Pint of Science desde o seu surgimento, em maio de 2013, em Londres. A jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) foi a responsável por trazer para o Brasil o festival, que ocorreu pela primeira vez no país em 2015, em São Carlos (SP).

Em 2019, o Pint of Science ocorrerá em 87 cidades brasileiras, com cientistas tratando da ciência de forma democrática e divertida em bares e restaurantes. Em Anápolis, o festival está sendo organizado pelo professor Fabrício Barreto Teresa, do câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas de Anápolis Henrique Santillo, da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Festival 2019

Neste ano, o festival será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio, no mesmo horário para todas as 87 cidades brasileiras. Em Anápolis, dois bares foram escolhidos para o acontecimento: o Underground Pub e Fazendinha. Todas as palestras terão início às 19h.

Serão duas palestras por dia em cada bar, realizadas de forma simultânea. Os temas vão de dinossauros a vacinas, todas ministradas de forma dinâmica para manter a atenção do espectador. O público paga apenas o que consumir.

“O festival conta com a participação de cientistas de instituições da própria cidade. Isso é importante, pois divulga à sociedade que há ciência de alto nível sendo realizada localmente”, denotou Fabrício.

A programação completa pode ser conferida AQUI.

Ciência para todos

Na mesa do bar ou nos laboratórios, o intuito com o Pint of Science é levar discussões científica para locais inusitados, de forma a atingir cada vez mais pessoas e incentivá-las a encantar-se com ciência.

“O Pint of Science serve também para chamar a atenção para a importância que a ciência desempenha em nossas vidas. Ela está no nosso dia a dia e, muitas vezes, nos esquecemos disso”, afirmou o professor Fabrício. Para ele, a tecnologia de celulares, internet, combustíveis e técnicas de desenvolvimento de remédios são exemplos de aplicações práticas da vida cotidiana que utilizam ciência e que podemos perceber melhor por meio de eventos como o festival.

Mais informações:

https://pintofscience.com.br/events/anapolis

SERVIÇO

Pint of Sicence

Data: 20, 21 e 22 de maio
Horário: A partir das 19h
Locais: Underground Pub e Fazendinha
Endereços: Underground Pub: avenida Universitário, 800, Anápolis / Fazendinha: avenida São Francisco, 290, bairro Jundiaí, Anápolis

Deixe um comentário